Cirurgião buco-maxilo-facial: entenda essa especialidade odontológica

13 de fevereiro é o Dia Internacional do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial (Fotos: arquivo pessoal/Breno Barbosa)

O dia 13 de fevereiro é reconhecido como o Dia do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. A profissão, que se destaca como uma das especialidades da Odontologia, é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de disfunções que acometem a região orofacial.

“A cirurgia buco-maxilo facial é uma especialidade da odontologia, que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, como traumatismos, deformidades faciais (congênitas ou adquiridas) e traumas de deformidade nos maxilares, envolvendo toda a região da face”, explica o Dr. Breno Barbosa, que é mestre em Odontologia e especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Dr. Breno Barbosa explica a atuação do cirurgião buco-maxilo-facial

A busca por tratamentos das deformidades faciais e dores na articulação temporomandibular cresceram consideravelmente, destacando ainda mais, segundo o Dr. Breno Barbosa, a importância do cirurgião buco-maxilo-facial para a saúde da população. “Tratamos de doenças que chamamos de deformidades dento-esqueléticas, a exemplo dos pacientes com prognatismo mandibular (quando se tem o queixo para a frente ) e retrognatismo mandibular (que é o inverso), além pacientes que apresentam um sorriso gengival extremo, quando na verdade, é o excesso vertical da maxila que precisa ser corrigido cirurgicamente. Diagnosticamos também a disfunção temporomandibular (DTM) e realizamos desde tratamentos clínicos, também chamados de conservadores, à tratamentos cirúrgicos”, detalha.

Tecnologia

Com o advento da tecnologia, alguns procedimentos estão sendo realizados previamente de maneira virtual, proporcionando previsibilidade aos pacientes. Um grande exemplo, segundo Breno Barbosa, é o planejamento cirúrgico virtual de uma cirurgia ortognática (correção das deformidades dento-esqueléticas), que permite simular de maneira tridimensional todos os passos da cirurgia.

“As novas ferramentas tecnológicas fazem com que o paciente vislumbre o resultado final e ainda proporcionam maior segurança, pois todos os movimentos planejados são transferidos para o ato cirúrgico através de guias customizados (impressos em 3D). Atualmente, os pacientes que buscam esse tratamento já nos procuram sabendo dessa possibilidade do planejamento virtual 3D e exaltam a possibilidade de visualizar como ficará a face após a cirurgia”, conta.

A odontologia digital revolucionou o trabalho do cirurgião buco-maxilo-facial. Além da ortognática, a tecnologia trouxe também inúmeros benefícios relacionados ao planejamento e instalação de implantes dentários. “O planejamento virtual para cirurgia guiada é uma realidade no consultório, promovendo maior precisão no posicionamento do implante e, consequentemente, melhor prognóstico e satisfação do paciente”, conclui o Dr. Breno Barbosa.

 

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais