Clínicas odontológicas da Unit mantém atendimentos na pandemia

Unidades do Grupo Tiradentes são espaços de prática para estudantes dos cursos de Odontologia (Foto: divulgação)

Um dos serviços de extensão mais importantes desenvolvidos pelas unidades do Grupo Tiradentes são as clínicas odontológicas, mantidas pelos cursos de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, e dos Centros Universitários Tiradentes, em Maceió e no Recife. Juntas, elas já atenderam aproximadamente 10 mil pessoas ao longo de 2020 e nos primeiros meses de 2021, mesmo com a paralisação ocorrida entre março e setembro do ano passado, desde as primeiras medidas governamentais de combate ao coronavírus.

As clínicas conseguiram retomar seus atendimentos ao público após um rigoroso processo de adaptação aos protocolos de biossegurança preconizados por autoridades sanitárias e entidades de classe, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O plano elenca medidas que vão desde a orientação inicial aos pacientes, ainda na marcação da consulta, até a realização dos procedimentos considerados mais complexos.

O plano de biossegurança incluiu a renovação dos equipamentos de proteção individual usados por alunos e professores, e a colocação de dispositivos de álcool em gel em lugares estratégicos para a higienização das mãos. Ele ainda determina que todas as pessoas com acesso às clínicas passem por barreiras sanitárias ao entrar nos locais, e usem obrigatoriamente a máscara cobrindo nariz e boca. Houve ainda investimentos em adaptações de estrutura e em cursos de aprimoramento para colaboradores e alunos, ministrados durante o período do isolamento social. Tais medidas garantem um risco de contaminação bem próximo de zero.

As clínicas atendem pessoas de todas as faixas etárias, de bebês a idosos, e incluindo pessoas com deficiência ou alterações crônicas. Entre os diversos serviços oferecidos estão consultas, exames radiográficos e de biópsia, restaurações, periodontia (limpeza e raspagem de tártaro), endodontia (tratamento de canal), próteses, cirurgia oral e procedimentos preventivos (profilaxia, aplicação de flúor e selantes). A clínica atua como escola, servindo como laboratório de aulas práticas para estudantes dos cursos de Odontologia, os quais, sob supervisão do corpo docente, realizam os tratamentos.

Endereços

Aracaju/SE

Clínica Odontológica Unit SE

Rua Siriri, 263, Centro

Horário: 7h às 12h/ 13h20 às 18h, de segunda a sexta-feira

Telefone: (79) 3218-2306.

Com informações da Ascom/Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais