Com oito casos de sarampo este ano, Sergipe realiza Dia D no sábado

0
Vacinação ocorre para a população de 20 a 49 anos. Ao todo, 30 mil adultos já foram imunizados no estado. (Foto: André Moreira)

Sergipe possui oito casos de sarampo em 2020, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dois a mais que o ano de 2019, quando foram registrados seis casos. Diferentemente do ano anterior, Aracaju não teve caso da doença registrado até o momento.

Neste mês de outubro, tem sido realizado uma campanha de vacinação que se estende até o fim de mês. E neste sábado, 17, os postos de saúde do interior, realizarão o Dia D, para a multivacinação.

Somente este ano, a doença contagiou homens e mulheres, sendo adultos jovens e por conta disso a campanha que está sendo feita para imunizar a população irá até o dia 30. Porém, o dia 17 já está reservado no calendário para uma multivacinação. “Nessa campanha podem ser vacinados a população de 20 a 49 anos, que vai tomar uma dose extra da tríplice viral, que é a vacina contra o sarampo”, diz Ana Lira, enfermeira do Programa Estadual de Imunização da SES.

Dentre os sintomas do sarampo estão: a febre alta, olhos avermelhados, tosse e coriza. A doença pode levar a óbito, bem como causar pneumonia viral e outras consequências. “A única forma de prevenção é a vacina. Sarampo só previne com a vacina. Os cuidados de transmissão são de não tossir, pois a transmissão se dá por via área.”, explica Ana.

Aracaju não participará da campanha deste sábado por conta de 12 Unidas Básicas de Saúde (UBS) estarem funcionando em horário estendido de segunda à sexta-feira. Segundo informações da SES, 30 mil adultos já foram imunizados no estado. Os dados da campanha serão divulgados no final do mês.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários