Saiba onde buscar atendimento psicológico de baixo custo

Entidades oferecem atendimento gratuito e de baixo custo para a população (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Com a humanidade vivendo uma pandemia, as discussões que envolvem a preservação de uma boa saúde mental ganharam espaço. Por este motivo, a busca pelo acompanhamento psicológico vem crescendo e se tornando cada vez mais popular.

A psicoterapia, por vezes considerada como um tabu, é vez mais indicada, seja por profissionais ou até mesmo por pessoas que já fazem algum tipo de acompanhamento e testemunham os benefícios adquiridos com as visitas a um psicólogo. 

Cuidar da saúde mental, saber lidar com o estresse, preocupações e outros sentimentos ruins que podem se tornar problemas mais sérios, são ações que proporcionam uma melhor qualidade de vida. Confira abaixo os locais selecionados pelo Portal Infonet que fazem atendimentos psicológicos gratuitos e de baixo custo.

UFS

Um projeto de extensão em Lagarto oferta atendimentos gratuitos de forma online para alunos da universidade. Práticas integrativas e complementares em saúde, com reiki, auriculoterapia, automassagem, terapia floral, mesa radiônica e terapia em experiência somática são alguns dos serviços oferecidos aos universitários. Para participar das terapias, basta se inscrever preenchendo o formulário do projeto.

Ainda na UFS, o serviço que atende a população em geral é feito por alunos formandos que estão em atividade de estágio. Mesmo com um período sem prestar atendimento à população devido à pandemia da covid-19, a UFS informou que no momento está trabalhando para o retorno às atividades e que está chamando as pessoas inscritas na lista de espera. A equipe também está se reestruturando para voltar a atender mais pessoas.

UNIT

 O Centro de Apoio Psicossocial funciona na Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) e, desde 2001, presta serviços à população. Além de acolhimento individual, também existe oferta de atendimento em grupo e familiar. Neste ano, o atendimento é totalmente gratuito e realizado de forma online. Em julho, novas vagas serão abertas e os interessados podem ligar para o número (79) 3218-2212 ou 3218-2213 para realizar a inscrição. O Centro de Apoio Psicossocial também informou que o local oferta atendimentos de urgência de forma online.

Estácio (SPA) 

O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Estácio de Sergipe (SPA) funciona como espaço acadêmico no qual estagiários dos três últimos períodos do curso de graduação em Psicologia ofertam práticas psicológicas clínicas. Os discentes oferecem atendimento psicológico gratuito à comunidade em geral, obedecendo ao código de ética que norteia o trabalho do psicólogo e sob supervisão dos docentes. Estas atividades contemplam atendimento psicológico individual e em grupo, nas diversas modalidades de atendimento como avaliação psicológica, aconselhamento e psicoterapia, incluindo a população infanto-juvenil, adulta e de terceira idade.

Prefeitura de Aracaju 

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). O serviço foi criado com base em protocolos nacionais e internacionais, que apontam para a ampliação da possibilidade de desenvolvimento problemas psicossomáticos em decorrência dos fatores estressores relacionados a pandemia. A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju implantou o serviço de plantão psicológico remoto (SAPSI), que funciona através do 0800 729 3534 (opção 2), de segunda a sexta das 7h às 19h.

As pessoas são atendidas diretamente pelas psicólogas do serviço. A ligação é gratuita e a pessoa pode ligar quantas vezes sentir necessidade. De abril de 2020 a abril de 2021, aproximadamente 5800 pessoas foram atendidas por este serviço.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais