Congresso Internacional de Enfermagem acontece em Aracaju

De 6 a 10 de maio, a Universidade Tiradentes será palco do 2º Congresso Internacional de Enfermagem. O evento, promovido pela coordenação do curso de Enfermagem da instituição de ensino, integra também a programação da 13ª Jornada de Enfermagem da Unit e 3º Congresso Brasileiro de Gestão Hospitalar.

O congresso contará com um programa multidisciplinar e discutirá práticas avançadas e a perspectiva do cuidado centrado nos desafios contemporâneos para a sustentabilidade e equidade em saúde.

“Em sua segunda edição, este será mais um momento oportuno para refletirmos sobre temas fundamentais para a profissão como a filosofia da enfermagem, as práticas avançadas e os desafios contemporâneos para a educação em enfermagem. Vamos aprender uns com os outros, trocar experiências e provocar aproximações que permitam estabelecer parcerias para enfrentarmos, com otimismo e assertividade, os desafios que os tempos atuais nos trazem”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa.

“O estudante precisa ser formado com vistas a um mundo complexo e com um conhecimento sistêmico. O futuro profissional deverá desenvolver o pensamento crítico, o raciocínio ético frente a uma aprendizagem integrativa e global para a vida, trabalhar em equipe e solucionar problemas contemporâneos e aqueles que ainda existirão, compreendendo a responsabilidade social da profissão que escolheu. É isso o que se espera da formação para o ‘enfermeiro do futuro’. Um profissional comprometido com a ciência, a tecnologia e a inovação e que compreenda a importância de resolver os problemas sociais”, acrescenta a docente.

A programação conta com a participação de duas professoras, profissionais da área, da Universidade de Massachusetts, em Boston nos EUA, que conhecerão os serviços de saúde e a proposta pedagógica para a formação de enfermeiros no Brasil. “Este será um momento ímpar para compartilhar experiências distintas”, assegura.

Além das docentes, as enfermeiras forenses dos Estados Unidos Eileen Marie Allen, da Monmouth University; Isle Polonko da Rutger’s da University em New Jersey; o doutor Gaspar Reboredo Lombardo, presidente da Sociedade Panamericana de Trauma; a professora doutora Paulina Kurcgant, grande referência em Gestão Hospitalar e integrante do Coren São Paulo são alguns dos grandes profissionais que compõem a vasta programação do evento.

Durante a realização do CIE também haverá a implantação do Departamento de Saúde Mental – DPSM – da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN, seção Sergipe, com a presença da presidente da Comissão Nacional de Saúde Mental da ABEN Nacional, a Dra. Elizabete Esperidião (ABEN/ UFG).

“A perspectiva multidisciplinar, sempre presente, é o elo unificador de todo o congresso, fornecendo a cada participante a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para uma prática profissional de elevada qualidade”, reitera a coordenadora.

O Congresso Internacional de Enfermagem é um evento alusivo ao mês da Enfermagem e dia enfermeiro, comemorado em 12 de maio. A expectativa é que mais de 1500 participantes, entre estudantes e profissionais, participem do evento.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais