Conheça os principais cuidados com a pele durante o Carnaval

Foliões devem hidratar e proteger a pele no Carnaval (Foto: Pixabay)

Muitas vezes a vontade de cair na folia é tão grande que os cuidados essenciais à pele e ao corpo costumam passar desapercebidos. Segundo a dermatologista Paula Leão, em períodos de agitação intensa como o Carnaval é preciso uma atenção redobrada antes de colocar o bloco na rua. O verão, por ser uma estação muito quente, pode trazer riscos de desidratação e insolação durante os momentos de folia.

A dermatologista Paula Leão explica os cuidados com a pele no Carnaval(Foto: Portal Infonet)

Logo de início. a dermatologista Paula Leão explica que a desidratação acontece geralmente por excesso de calor quando se perde mais água do que as trocas convencionais do nosso corpo. “Essa perda de água em excesso provoca mal-estar, náuseas, sonolência, e até sintomas na pele, como ressecamento e sensibilidade”, alerta. Para prevenir esses sintomas, a profissional orienta a ingestão de bastante líquido, principalmente se a pessoa for ingerir cervejas. “O ideal é sempre se hidratar bem antes, durante e depois da ingestão de bebida alcoólica. Além do cuidado com a alimentação, sempre optando por consumir alimentos leves, como frutas, verduras e legumes”, avalia.

Além da desidratação, esta época de altas temperaturas e vários dias de folia também pode trazer um outro vilão: a insolação. Segundo a dermatologista, isso acontece quando a pessoa se expõe a uma grande quantidade de calor maior do que a suportada pelo corpo. “A pele, neste caso, pode ficar mais quente e avermelhada. E depois pode evoluir até para sinais de queimaduras, como o aparecimento de pequenas bolhas”, salienta Leão. Tanto a desidratação quanto a insolação possuem cuidados semelhantes de prevenção.

Filtro solar

A dermatologista orienta para o uso regular do protetor solar durantes os dias de folia. “O correto é passar o protetor no rosto e no corpo cerca de 30 minutos antes de sair, além de reaplicar o protetor solar a cada período de duas horas de exposição ao sol”, orienta Paula.

Proteções mecânicas

Além do filtro solar, dermatologista também aconselha outros tipos de proteção para o rosto e também para o corpo. “No corpo,pode também as proteções mecânicas, como camisas com proteção ultravioleta, bonés, óculos de sol, e viseira”, afirma.

Pós-folia

Depois dos períodos de intensa folia, Paula aconselha a não dormir com a maquiagem carnavalesca. “Mulheres que fazem uso de maquiagem devem evitar dormir com o rosto maquiado. É recomendado o uso de produtos específicos para remoção de maquiagem, como desmaquilhante e água micelar, além do hidratante para o  rosto, corpo e mãos, finaliza.

por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais