Conselho de Farmácia discute reivindicações no MP

Reunião do CRF no Ministério Publico discutiu reivindicações da categoria farmacêutica / (Foto: Arquivo Infonet)

O Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE) participou, no início da semana, de uma audiência para encaminhar demandas da classe. Realizada na Promotoria dos Direitos à Saúde do Ministério Público do Estado de Sergipe e mediada pela Promotora de Justiça Caroline Leão Nogueira Melo, a audiência foi espaço de decisão para prazos de inspeções e de discussão sobre a atividade farmacêutica.

Em audiência, o CRF defendeu que somente o farmacêutico pode dar informações relativas ao fracionamento e uso de medicação. A dispensação de medicamentos seria, portanto, atividade privativa desses profissionais em qualquer unidade de saúde, direito salvaguardado pela lei n° 13.021/14, que sanciona a obrigatoriedade de sua permanência.

Foi debatida, também, a necessidade de contratação de mais farmacêuticos para o Município. Atualmente, apenas cinco contratos estão vigentes, o que evidencia a demanda de novos profissionais. Além disso, foi levantado o questionamento sobre a informatização do controle de medicamentos e das inadequações estruturais das unidades de saúde, detectadas nas inspeções realizadas pela Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa).

Não obstante, decidiu-se a deferência do prazo de três meses para a realização da revisão de inspeção nas unidades já inspecionadas e de seis meses para o término das inspeções nas demais unidades.

O Secretário Municipal não estava presente na audiência, o que causou a designação de uma nova data para seu pronunciamento.

Secretaria de Saúde

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o secretário André Sotero não foi convidado para a reunião e, que para se pronunciar sobre as reivindicações, seria necessário um diálogo direto entre a Secretaria e o CRF. A assessoria ressalta ainda que não houve nenhuma convocação para comparecer ao Ministério Público e que, nesta gestão, a Secretaria se fez presente em todas as audiências em que foi convidada.

Com infomações da Assessoria de Comunicação do CRF

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais