Conselho de Medicina indica possibilidade de interdição ética na MNSL

(Foto: Ascom/SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) em Aracaju poderá sofrer uma interdição ética caso não regularize, no prazo de 30 dias, as escalas médicas de neonatologia e ginecologia obstetrícia. Uma notificação de indicativo de interdição ética do trabalho médico foi encaminhada na última segunda-feira, 17, pelo Conselho Regional de Medicina do Sergipe (Cremese).

De acordo com o Cremese, a decisão é baseada em vistorias e reuniões com o corpo clínico da unidade, nas quais ficaram demonstrados os desfalques nas escalas médicas de neonatologia e ginecologia obstetrícia, que têm causado grave desassistência de pacientes e sobrecarga no trabalho das equipes.

“A falta de médicos tem inviabilizado o exercício da medicina no estabelecimento, colocando sob risco ético os médicos e demais profissionais de saúde que lá trabalham e expondo os pacientes a riscos pelas limitações que envolvem a assistência”, disse o Cremese.

Ainda segundo o Cremese, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério Público Estadual (MPE) também foram comunicados a respeito do indicativo de interdição ética e receberam cópia do relatório.

SES

Por meio de nota, a SES explicou que vem adotando medidas para otimizar o fluxo de atendimento na MNSL e que, para cobrir as falhas pontuais nas escalas médicas, existe um credenciamento médico aberto e está em fase final de elaboração de um credenciamento específico para neonatologistas e obstétricos que trabalham com atendimento de alto risco.

A SES disse ainda que, paralelamente, busca otimizar o atendimento na MNSL com o aperfeiçoamento do processo regulatório, de modo a garantir que o perfil de atendimento a pacientes de alto risco da unidade seja melhor observado, evitando-se a sobrecarga de porta com atendimentos de risco habitual.

A SES destacou que a MNSL atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro, que necessitam de atendimento especializado. E que a unidade cumpre uma importante função social, sendo a única referência para partos de alto risco em Sergipe.

Com informações do Cremese e da SES

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais