Consulta para crianças de até dois anos pode ser agendada pelo 0800

Consulta para crianças de até dois anos pode ser agendada pelo 0800 (Foto: Ascom/SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou o serviço de agendamento de puericultura (acompanhamento periódico) para crianças de 0 a 2 anos, através da central telefônica pelo 0800 729 3534, opção 6. Essa é mais uma opção de agendamento, além da forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O serviço funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para acesso às consultas médicas ou com a enfermagem, é necessário que a criança esteja vinculada à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que reside. O cadastro pode ser feito na própria UBS, apresentando documento de identificação (Certidão de nascimento ou RG), caderneta da criança e comprovante de residência de Aracaju, em nome dos pais ou responsáveis.

Por ser um atendimento com olhar mais direcionado, é possível, a partir da puericultura, identificar de maneira precoce possíveis distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento. Através do agendamento, as crianças terão consultas regulares e preventivas, com acompanhamento integral para garantir o bom desenvolvimento infantil.

“O agendamento é voltado para consultas preventivas, e não necessariamente apenas para crianças com algum problema de saúde. Ele pode ser feito por qualquer adulto, que deve informar o nome completo e data de nascimento da criança. Durante a ligação, os técnicos farão uma triagem para direcionar para consulta com um médico ou enfermeiro”, explica referência técnica do Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem da SMS, Cerisa Bomfim.

Central Telefônica

De segunda a sexta-feira, também são disponibilizados na central telefônica, pelo 0800 729 3534, os serviços: MonitorAju, na opção 1, das 7h às 19h; e o Serviço de Apoio Psicológico, opção 3, das 7h às 19h.

Para consultas, das 8h às 17h, o usuário pode agendar: Pré-Natal, na opção 4; Clínico Geral, na opção 5; e agendamento de Odontologia, na opção 7.

Sugestões, dúvidas ou reclamações, são recebidas pela Ouvidoria, na opção 2.

por João Paulo Schneider

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais