Coronavírus: SES orienta cidadãos que estiveram nos países em alerta

Paciente sendo submetido a exame que identifica o Coronavírus (Foto: Warley de Andrade/TV Brasil/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nesta quarta-feira, 26, que os cidadãos que viajaram nos últimos 14 dias para os países em alerta para o Coronavírus, como China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Coreia do Sul, Coréia do Norte, Itália, Irã, Japão, Vietnã, Tailândia, Singapura, Camboja e Malásia, devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus respectivos municípios para receber as devidas orientações.

A SES destacou que se a pessoa não tinha febre e, pelo menos, um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros), mas esteve em alguns destes países nos últimos dias 14 e passou a apresentar os sintomas, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou unidade de saúde de sua referência.

A SES informou que não recebeu notificação de casos suspeitos de coronavírus em Sergipe, mas orientou a população a manter os cuidados básicos de higiene, entre eles: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Em caso de dúvidas, segundo a SES, a população devem entrar em contato com Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) por meio do número 0800 282 282 2.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira, 26, o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, 21, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Com informações da SES e da Agência Brasil 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais