Covid-19: Lacen irá receber novo equipamento para processar amostras

0
O equipamento será um extrator automatizado (Foto: SES)

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) ganhará nos próximos dias um novo equipamento: um extrator automatizado fornecido pela Coordenação Geral da Rede Laboratorial (CGLAB) vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Conforme o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, foram selecionados dez Estados para receber o novo equipamento em um primeiro momento, e Sergipe foi contemplado nesta primeira etapa, por estar inserido na lista dos Estados que mais testam para coronavírus no país, ocupando o primeiro lugar no ranking brasileiro proporcionalmente.
“Essa aquisição vai acelerar ainda mais o trabalho de processamento das amostras, fornecendo informações sobre a positividade do vírus em tempo hábil para os gestores. Também vai reduzir custos para o Estado”, comenta o gestor do Lacen.
Resultados em 24h
O tempo de espera para liberação do resultado das análises do coronavírus é de 24 horas. De acordo com o superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Cliomar Alves, a aquisição de insumos, ampliação do parque tecnológico, contratação de profissionais e ampliação para 24h no funcionamento dos serviços tornou possível a agilidade das análises no Estado.
Ele informa que o Laboratório opera com sua capacidade máxima de trabalho, na última semana tem recebido uma média de 800 amostras ao dia, podendo processar até 2.100 amostras diariamente. “Nossa dinâmica de trabalho permanece inalterada e, assiduamente a gestão da Fundação Parreiras Horta, junto com a Secretaria de Estado Saúde avalia os dados para monitorar o vírus”, frisa o farmacêutico bioquímico.
Ele revelou ainda que a taxa de positividade das amostras para o coronavírus vem apresentando um decréscimo em relação aos meses de junho e julho. “Em junho 80% das amostras apresentaram resultados positivos, em julho reduziu para 60% e agora de 1º a 17 de agosto, a taxa de positividade para coronavírus reduziu para 30%”, comunica satisfeito Cliomar Alves.

 

Serviço

O Lacen é o laboratório do Estado responsável pela realização de análises de amostras para coronavírus através da técnica de RT-PCR , de biologia molecular.  A amostra passa pelo processamento, extração e amplificação do RNA do vírus, para confirmação ou não do vírus.

Com informações da SES

Comentários