Covid-19: Lacen registra recorde no recebimento de amostras

Resultados permanecem saindo em até 72h. (Foto: Victor Siqueira)

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) registrou um número recorde de análises de amostras para Covid-19 neste mês de março. Até esta segunda-feira, 29, o laboratório recebeu 54.587 amostras para análise, o número mais alto por mês registrado desde o início da pandemia, em março de 2020.

Segundo Cliomar Alves, em média, 1.800 amostras estão sendo recebidas por dia pelo laboratório, porém elas não estão sendo enviadas para a Fiocruz, já que o Lacen está conseguindo liberar os resultados dentro do prazo. “Decidimos fazer tudo aqui devido ao prazo da Fiocruz que está, em média, de 10 dias. Aqui nós estamos liberando em até 72h, e em casos de urgência, continuamos liberando em 24h”, explica.

Ainda de acordo com Cliomar, a taxa de positividade do resultado das análises das amostras se mantém em 47%, porém, existe um aumento de casos considerando a alta demanda de amostras.

O Lacen está recebendo amostras de vários municípios sergipanos e os profissionais estão trabalhando 24h por dia para suprir a demanda e divulgar os resultados dentro do prazo estimado. De acordo com o último o boletim epidemiológico do coronavírus, em Sergipe, 171.261 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 e 3.411 morreram. 

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais