Covid-19: profissionais do Lacen trabalharão em escala de 24h

A partir da próxima segunda-feira, 11, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), realizará as análises para diagnóstico da Covid-19, em regime de plantão durante 24 horas. A decisão adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), visa agilizar os resultados dos testes.

Para a extensão do funcionamento do laboratório de Biologia Molecular, onde são processadas as amostras sob suspeita da enfermidade, foi realizada a contratação de mais analistas e técnicos de laboratório, que junto à equipe da unidade e estagiários totalizam 34 profissionais.

“A ampliação do quadro funcional nesse momento de enfrentamento ao coronavírus mostra o compromisso do governo do Estado, da gestão e o comprometimento dos profissionais que estão à frente das análises”, destaca o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

Ele informa que o Lacen não realiza a coleta de amostra de material para diagnóstico do coronavírus e que o fluxo para o recebimento do material, no caso, amostras de secreções da naso e orofaringe oriundas dos hospitais da rede pública e particular, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e unidades sentinelas de síndrome gripal espalhadas nos 75 municípios sergipanos será ampliado para até às 17 horas.

“Temos vários fluxos de trabalho implementados, um deles é o recebimento e cadastro das amostras e outro é realizado no laboratório de Biologia Molecular que trata do processamento, extração e amplificação do material genético do vírus para diagnóstico do Covid-19. Apenas essa segunda fase do trabalho será realizada em regime de plantão 24 horas”, confirma o farmacêutico-bioquímico.

Segurança

De acordo com a assessora técnica do Laboratório Central, Aline Marinho, o trabalho de análise do coronavírus abrange a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente da instituição. “As equipes são orientadas a adotar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, desde a recepção até os laboratórios, onde as amostras são processadas”, explica a biomédica. Dentre equipamentos é imprescindível o uso da máscara, óculos, touca, avental, luvas e face shield (se houver).

Serviço

Conforme dados do laboratório de Biologia Molecular, de 14 de março até 6 de maio, foram processadas 3.850 amostras para análises da Covid-19. Os laudos são disponibilizados online, através do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), para as unidades solicitantes no prazo máximo de até 48 horas.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais