COVID-19 : Sergipe deve receber 13 mil novos testes essa semana

0
Segundo a SES,  os testes devem chegar até o final dessa semana,  (Foto: Arquivo/SES)

Essa semana Sergipe deve receber 13 mil testes para detecção do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a previsão é receber até a sexta-feira, 3, os 3 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde e os 10 mil comprados pelo Governo do Estado.

Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são tanto testes rápidos, que o resultado sai em poucas horas, quanto testes do tipo RT-PCR, que o resultado demora cerca de 48 horas para ficar pronto. Já os 10 mil testes adquiridos pelo Estado são todos testes rápidos.

De acordo com a SES, os testes serão feitos em pessoas que apresentem sintomas mais característicos da doença. O material é coletado pelas unidades de saúde e realizado pelo Lacen. Em Sergipe, os testes ainda não estão em falta e os 13 mil novos testes vão aumentar a capacidade de testagem o Estado.

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a testagem em massa da população de cada país. O objetivo seria rastrear a origem das infecções, como foi feito na China, e dimensionar a extensão do problema.

No Brasil o Ministério da Saúde anunciou que até as próximas semanas deve distribuir 10 milhões de testes rápidos, mas o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse durante coletiva à imprensa no ultimo sábado, 28, que os testes não serão feitos em todo mundo, que os estados e municípios devem priorizar o uso do dispositivo.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, além da agilidade no resultado dos testes rápidos, esse novo modelo de testagem permite que cada kit possa ser usado para fazer o teste de até 23 amostras.

Por Karla Pinheiro

Comentários