Covid-19: SES afirma que só irá utilizar vacina aprovada pela Anvisa

Ainda segundo a pasta, a SES já deu início aos trabalhos para definir a logística de imunização do coronavírus em todo o estado (Foto: arquivo/ Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira, 09, que o Governo de Sergipe só irá utilizar uma vacina contra a Covid-19, independentemente de qualquer nacionalidade, se ela tiver certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda segundo a pasta, a SES já deu início aos trabalhos para definir a logística de imunização do coronavírus em todo o estado.

“A imunização será destinada às populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS)”, destaca a Secretaria de Saúde. A pasta destaca que nesta segunda-feira, 7, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, reuniu-se em seu gabinete com a equipe técnica para discutir a finalização do plano de vacinação contra a Covid-19.

“Desenhamos, inicialmente, o plano de forma coletiva com discussão sobre público-alvo e a logística da aquisição de insumos, como as seringas e agulhas, que estão com processos para aquisição já disparados”, explicou Mércia. Segunda a secretária, a perspectiva é que o Ministério da Saúde adquira vacinas cujo armazenamento seja de 2º a 8ºC, o que facilitaria o processo, já que o Estado tem condições para esta logística”, acrescenta Mércia.

Mesmo não sabendo qual vacina será aprovada pela Anvisa, o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, refere a importância de iniciar a vacinação o mais breve possível. “Estamos aguardando qual será a vacina liberada pela Anvisa. Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas, considerando os grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão na linha de frente, idosos, além da população indígena e, numa última fase, professores e agentes de segurança”, destaca

Marco Aurélio explica que o Ministério da Saúde instituiu o Comitê Nacional, através de uma portaria, de um grupo técnico que está fazendo um acompanhamento da vacina produzida pela Fiocruz , junto com a universidade de Oxford. “Há uma grande discussão entre os secretários de saúde dos Estados, que solicitaram ao MS para adquirir a vacina que estiver primeiramente disponível”, disse o infectologista.

A diretora de Atenção Primária à Saúde, Flávia Diniz, também destacou a responsabilidade dos municípios na vacinação contra a Covid-19. “Nós discutimos, junto com a secretária e a equipe técnica, como será conduzido internamente pelos municípios o planejamento, a estruturação dos recursos humanos, além do espaço físico, e o que a gente vai precisar para atender a essa população que anseia pela vacina. A responsabilidade dos municípios é a organização e busca ativa do público-alvo”, disse.

por João Paulo Schneider

Com informações da SES

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais