Covid-19: testes em assintomáticos voltam a ser realizados em Aracaju

A previsão da secretaria é que até março, a SMS disponibilize este serviço em mais oito UBSs da capital (Foto: SES)

Os testes em assintomáticos voltaram a ser realizados em Aracaju depois de quase dois meses suspensos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde a última terça-feira, 23, as pessoas podem procurar a UBS Santa Terezinha, na Zona de Expansão, para realizar o teste RT-PCR.

Por enquanto, segundo a SMS, os testes em assintomáticos estão sendo feitos apenas nessa unidade, mas a previsão da secretaria é que até março, a SMS disponibilize este serviço em mais oito UBSs da capital.

Ainda segundo a SMS, a ideia da criação de salas de testagem nas Unidades é ofertar o teste RT-PCR em todas as regiões do município, evitando o deslocamento das pessoas pela cidade e também para desafogar a quantidade de pessoas nas UBS de referência em síndromes gripais.

As pessoas assintomáticas e com sintomas, podem procurar a UBS Santa Terezinha de segunda a sexta feira das 7h às 18h. As pessoas assintomáticas passarão por uma triagem com um enfermeiro da unidade. Já as pessoas que estão com sintomas da Covid-19 serão atendidas por um médico.

Relembre

Em Aracaju a testagem em assintomáticos foi suspensa desde o dia 24 de dezembro de 2020. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi para que os municípios testassem  apenas pessoas com sintomas e seus contatos sejam testadas. À época, a SES informou que as testagens em assintomáticos estava sendo feita sem critérios e o exame acabava não tendo utilidade.

Por Karla Pinheiro
com informações da SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais