Covid: PMA orienta aracajuanos a completar esquema vacinal infantil

(Foto: Marcelle Cristinne)

Para manter o controle da pandemia e evitar o contágio pelo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju orienta toda a população a completar o esquema vacinal contra a covid-19, sobretudo o público infantil, com idade entre 5 e 11 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Larissa Ribeiro, é essencial que os pais e responsáveis levem as crianças para completar o esquema vacinal, “pois temos demonstração de que as vacinas são eficazes contra o vírus”, enfatiza. “O cenário epidemiológico tem apresentado estabilidade há um tempo significativo e podemos atribuir esse contexto positivo ao bom número de pessoas vacinadas”, observa.

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de Aracaju, já foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19, na capital, 44.634 crianças com idade entre 5 e 11 anos, o equivalente a 71,88% da população vacinável nessa faixa etária. Do público vacinado com a primeira dose, 24.161 já receberam a segunda, o equivalente a 38,91% do total.

Atualmente, o Município disponibiliza o imunizante CoronaVac em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, e a Pfizer pediátrica em 12 delas, além dos pontos instalados nos três shoppings da capital e no drive-thru montado no Parque da Sementeira.

Onde vacinar

A vacinação infantil contra a covid-19 tem esquema com duas doses, sendo dois imunizantes utilizados para a imunização de crianças de 5 a 11 anos: CoronaVac (com aplicação a partir dos 6 anos e intervalo de 28 dias para a segunda dose) e Pfizer Pediátrica (com o intervalo de 56 dias para a dose dois). Ainda não há orientação do Ministério da Saúde sobre a necessidade de dose de reforço no público menor de 18 anos, exceto os imunossuprimidos com idade entre 12 e 17 anos.

De segunda a sexta-feira, a CoronaVac está disponível em todas as salas de vacina das 45 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. Já a Pfizer pediátrica está sendo ofertada em 12 salas de vacina, no mesmo horário de funcionamento.

Ofertam a Pfizer pediátrica as UBSs: Carlos Hardmam (Soledade), José Machado de Souza (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Ávila Nabuco (Médici), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Povoado Areia Branca), Anália Pina (A. Tamandaré), Manoel de Souza (Sol Nascente), José Calumby (Jardim Centenário) e Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza), Roberto Paixão (17 de Março) e Elizabeth Pita (Santa Maria).

Também são pontos de vacinação o drive-thru no Parque da Sementeira, de segunda a sexta, das 8h às 13h, e os pontos de vacinação dos Shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais