Covid: SE aplicará 2ª dose de reforço em pessoas a partir de 40 anos

(Foto: SES)

Sergipe ampliará a vacinação da Covid-19 e disponibilizará a segunda dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com os imunizantes Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira, 20, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O órgão informou que recebeu a recomendação do Ministério da Saúde e destacou que as pessoas com essa faixa etária devem ficar atentas ao cronograma do município em que residem, para saber quando efetivamente inicia a vacinação.

“A orientação do Ministério é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. A pessoa precisa de outra dose para reforçar a imunidade, que serve como uma ‘atualização’ da resposta imunitária. Há necessidade da segunda dose de reforço, pois os estudos realizados observaram uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as doses iniciais, então o reforço vem para elevar a quantidade de anticorpos circulantes no organismo”, explica a enfermeira de imunização da SES, Ana Lira.

A SES alertou os dados atualizados até a última sexta-feira, 17, apontaram que apenas 129.133 pessoas tomaram a segunda dose de reforço, ou seja, 25,70% da população prioritária.

Com informações da SES

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais