Crea: 46 hospitais de Sergipe serão fiscalizados a partir desta terça

Fiscalização nos 46 hospitais de SE é iniciada nesta terça pelo CREA (Foto: CREA/SE)

Os 46 hospitais de Sergipe (entre públicos e privados) serão alvos de um processo de fiscalização pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) ao longo deste ano. A ação inicia nesta terça-feira, 5, com uma vistoria no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS).

Segundo o Crea, a data é marcada como sendo o “dia D” da operação por ser realizada simultaneamente por todos os “Creas” da região Nordeste. “A ação tem por objetivo combater o exercício ilegal da profissão nos casos da instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além de pacientes”, resume a entidade.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Floro Alves de Araújo Júnior, a fiscalização vai verificar se as empresas prestadoras de serviço possuem registro no Conselho, se os profissionais responsáveis têm atribuições para tais serviços e se emitiram suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

“Os fiscais também vão averiguar se há, nas unidades hospitalares, responsável técnico legalmente habilitado nos serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos, de hemodiálises, ultrassonografia, equipamentos de diagnóstico por imagem como ressonância magnética (MRI), vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio, médico-hospitalares, dentre outros”, complementa Floro.

O Coordenador reforça que a engenharia está presente no dia a dia em diversos setores, inclusive nos hospitais, onde a atuação do profissional habilitado é necessária. “Nessa ação, o papel do Conselho é verificar, orientar e fiscalizar as atividades dos profissionais da engenharia no ambiente hospitalar com o objetivo de combater as práticas ilegais e, com isso, garantir mais segurança aos pacientes e a sociedade em geral”, afirma Floro ao destacar que o dia “D” da fiscalização nos hospitais foi criado pelo Fórum de Presidentes dos Crea’s da Região Nordeste como forma de unificar as ações de fiscalização dos Conselhos.

por João Paulo Schneider
com informações do 
CREA-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais