Dados da Covid de municípios e SES têm divergência em casos e óbitos

São pelo menos 445 casos e 12 óbitos divergentes (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Durante a divulgação diária dos boletins epidemiológicos sobre a Covid-19, que é feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e de forma independente por alguns municípios sergipanos, algumas discrepâncias têm sido observadas nos dados apresentados sobre um mesmo município. Em alguns casos, como o município de Estância, a divergência de dados já dura algumas semanas.

Numa análise feita pela nossa reportagem com base nos 15 municípios com mais casos da Covid-19, no estado, há pelo menos 445 casos confirmados e 12 óbitos que foram declarados pelas prefeituras municipais, mas não estão incluídos nos dados divulgados pela SES. Dos 15 municípios analisados, seis apresentaram números diferentes do balanço publicado pelo boletim estadual.

Estância, município do Sul Sergipe, por exemplo, divulgou na noite desta terça-feira que já registrou 2.107 casos do vírus e 62 óbitos. No balanço divulgado pela SES, também na noite desta terça-feira, o número de casos do mesmo município contém 51 registros a menos do vírus, e não inclui pelo menos 11 mortes.

Em Tobias Barreto, o número de óbitos dos balanços do município e da SES coincidem, mas o número de infecções difere em 208 casos. A prefeitura da cidade afirma que já registrou 916 casos, por meio de boletim, enquanto o Estado só contabiliza 708. Em Simão dias, a diferença é de 58 casos e 1 óbito a menos nos dados da SES. Itabaiana, Itabaianinha e Carira também têm divergência de dados com o Governo.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a coleta dos números é feita através de um sistema, alimentado diariamente por todos os municípios. A divergência dos dados, segundo a SES, pode ocorrer por causa dos horários diferentes em que os municípios declaram suas informações e a SES faz a captura dos dados, ou até pela falta de inserção do caso dentro do sistema. Nossa reportagem solicitou mais detalhes sobre os 10 óbitos registrados pelo município de Estância e que não estão incluídos nos dados da SES, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos o retorno dessas informações. O Portal Infonet fica à disposição da SES e dos demais municípios citados, caso queiram se posicionar, através do telefone (79) 99642-9640 ou e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais