Dengue: Edvaldo convoca agentes da limpeza para intensificar ações

O gestor municipal destacou a importância da unificação de forças para manter o município fora do risco de epidemia (Foto: Ana Lícia Menezes / PMA)

Na manhã desta sexta-feira, 5, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com 350 garis e margaridas para dialogar sobre as ações de intensificação para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No encontro, o gestor municipal destacou a importância da unificação de forças para manter o município fora do risco de epidemia, assim como o papel fundamental dos agentes de limpeza na prevenção e controle do mosquito.

“Todos os agentes de limpeza pública têm um papel muito importante. Aracaju continua abaixo dos índices de epidemia graças ao trabalho que fizemos no ano passado, mas mesmo assim, estamos alerta porque outras cidades do nosso Estado estão dentro da lista de alto risco, então precisamos desse reforço”, disse. Ao reconhecer a importância dos agentes, ligados à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dentro do Plano de Intensificação de Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti, Edvaldo parabenizou os trabalhadores pela limpeza pública e pelos esforços empreendidos diariamente para a manutenção da cidade.

Além do olhar criterioso dos agentes de limpeza na busca ativa por focos do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, também serão plotados 20 caminhões de coleta de lixo com mensagens de conscientização, com a finalidade de alertar os aracajuanos sobre o Aedes. Os veículos vão emitir, ainda, mensagem de som, para reforçar o apelo à população, que, de acordo com Edvaldo, deve se somar às medidas colocadas em prática pela Prefeitura, desde o último dia 28.

Palestra

Durante o encontro com os agentes de limpeza foi realizada também uma palestra pela Secretaria Municipal da Saúde, ministrada  pelo gerente de Coordenação do Programa de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana. O objetivo foi repassar informações importantes para os trabalhadores, que podem ser aplicadas nas ações cotidianas do cronograma de atividades e durante os mutirões de limpeza, marcados para os sábados, conforme Plano de  Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti.

Houve ainda a apresentação de um vídeo sobre as fases de desenvolvimento do mosquito. “A gente sabe que 80% dos focos da dengue estão dentro das residências, então temos que ter cuidado. Essa união, integração entre as secretarias, para que a gente possa ajudar no combate a esse mosquito, faz parte disso”, reforçou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Com informações da Prefeitura de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais