Diagnóstico precoce é fundamental para vencer o câncer de mama

Mulheres a partir dos 18 anos devem fazer o auto exame das mamas (Foto: Freepik)

O mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama, doença que atinge uma grande parcela da população brasileira, em especial a feminina. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021, o Brasil deve registrar 66.280 novos casos de câncer de mama.

Compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença é o principal objetivo do Outubro Rosa, campanha internacional,  que destaca a importância fundamental da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Especialistas em todo o mundo buscam alertar que prevenção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Por isso, a recomendação é que as mulheres, a partir dos 18 anos, procurem um médico uma vez ao ano para fazer os exames preventivos.

“As mulheres devem buscar um ginecologista, mastologista ou profissional da saúde capacitado para fazer o exame clínico uma vez ao ano, independentemente de ter sintomas. Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente, e a depender do histórico familiar, os exames e a ida ao médico devem acontecer em intervalos diferentes, inclusive para mulheres mais jovens”, explica Ronnie Assis, médico oncologista que informa que a mamografia reduz em 30% o risco de morte, ao detectar a doença.

Além do exame clínico feito pelo profissional, o especialista ressalta a importância de as mulheres realizarem o autoexame. “É muito importante que as mulheres conheçam sua mama e possam notar qualquer diferença que venha a surgir. Por isso, recomendamos que mulheres a partir dos 18 anos, após o período menstrual, faça o autoexame apalpando toda a região da mama e das axilas”, orienta.

Além dos exames clínicos e de imagem, adotar alguns cuidados e hábitos saudáveis é fundamental para evitar o câncer. “Existem fatores de risco para o câncer, a exemplo de obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e hábitos alimentares. Então, praticar atividades físicas pelo menos quatro vezes por semana, evitar carne vermelha, comer mais frutas, verduras e legumes, além de  evitar o tabagismo, são alguns hábitos que ajudam a prevenir não apenas o câncer de mama, mas todos os tipos de câncer. Qualidade de vida ajuda na qualidade da saúde”, afirma.

Os exames preventivos e o tratamento para os casos de câncer de mama são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais