Aracaju: dois bairros têm alto risco de infestação por Aedes aegypti

LIRAa foi divulgado durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 17 (Fotos: André Moreira)

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Prefeitura de Aracaju nesta sexta-feira, 17, apontou que os bairros Santo Antônio e Industrial, na zona norte da capital, apresentaram um alto risco de infestação por Aedes aegypti.

De acordo com a secretária de saúde Waneska Barbosa, no último LIRAa, os bairros de Aracaju estavam classificados como baixo e médio risco, porém, no levantamento mais recente, os bairros Santo Antônio e Industrial apareceram com alto índice de infestação.

“Isso nos preocupou porque se estamos mantendo ações e mesmo assim, o índice de infestação aumentou e nós encontramos focos dentro das casas, é sinal de que precisamos conscientizar a população. Se perdermos o controle, isso se alastra para os outros bairros e daqui a pouco, não conseguimos mais controlar a situação. É natural que a população vivendo em um  momento sem surto, esqueça de agir, mas nós precisamos fazer um alerta e proteger Aracaju de surtos e óbitos”, explica a secretária.

Secretária Waneska Barbosa explicou que ações serão intensificadas nos bairros Santo Antônio e Industrial

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, o LIRAa mostra a capital sergipana com médio risco de infestação. “Tivemos um aumento no índice de infestação. Saímos de 1,2 para 1,8, mas continuamos no médio risco e não temos risco de epidemia. Este ano, foram seis casos confirmados de dengue, mas nenhum óbito”, esclarece.

Para controlar a situação e evitar que outros bairros registrem um alto índice de infestação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar as ações nos bairros Santo Antônio e Industrial. “Nestas duas semanas, vamos intensificar as ações focadas naqueles locais que encontramos o número maior de focos, como residências, depósitos e lavanderias. Precisamos zerar os focos e trabalhar a educação da população para manter os cuidados”, finaliza.

por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais