Drive-thru: idosos serão vacinados dentro de seus veículos em Aracaju

Apenas idosos serão imunizados (Foto: Sérgio Silva / PMA)

Novas doses da vacina contra a gripe (Influenza) estarão disponíveis para pessoas acima de 60 anos  na capital a partir desta quinta-feira, 2, porém, as doses não vão reabastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) elas serão utilizadas em estratégias de imunização adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Uma dessas estratégias é o serviço de drive-thru para vacinar os idosos. A SMS afirma que esse serviço é mais uma medida para imunizar e proteger os idosos, grupo considerado de risco na pandemia do Covid-19. O serviço de Drive Thru acontece das 8h às 13h no estacionamento do Shopping Riomar, zona sul da capital. As pessoas acima de 60 anos ficarão dentro de seus veículos e profissionais da saúde aplicarão a vacina.

Secretaria diz que as doses recebidas serão destinadas às ações. (Foto: Portal Infonet)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju não serão reabastecidas com as doses da vacina nesse primeiro momento. De acordo com a SMS as doses recebidas serão destinadas às ações – vacinação em posto volante (drive-thru) e em praças – realizadas fora das UBS “Visto que estamos atendendo ainda o grupo de risco dos idosos e não podemos permitir a aglomeração de idosos junto com crianças dentro das unidades”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Ainda segundo a secretária, quando todos os idosos forem imunizados, através das novas medidas adotadas, o município ainda terá um déficit de 9 mil doses. “Estamos aguardando que o Ministério da Saúde nos mande através do Estado, para que possamos reabastecer as unidades de saúde da capital e atender às demais categorias”, completa Waneska.

Vacinação itinerante

No sábado,7, e no domingo, 8, na Praça Zilda Arns, localizada no bairro Jardins acontece a vacinação itinerante. Já no dia 14, os idosos poderão receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio. No dia 15 a ação acontecerá na praça do bairro 18 do Forte, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores. Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h.

Doses

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o Estado recebeu no ultimo sábado, 28 de março, 56 mil novas doses da vacina contra Influenza que serão distribuídas para os municípios sergipanos. Na primeira fase da campanha, apenas pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde estão sendo imunizados.

A segunda fase da campanha, que inicia no dia 16 de abril, serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e os pacientes com comorbidade. Na terceira e última fase da campanha, a partir de 9 de maio, os demais grupos prioritários recebem a vacina.

Grupos prioritários

Fazem parte do grupo prioritário de imunização as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, indivíduos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento  e pacientes com comorbidade.

De acordo com a SES, também serão imunizados adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, funcionários e detentos de presídios e um grupo novo, que entrou esse ano na campanha, que é a população de 55 a 59 anos.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais