Em julho, 137 mil sergipanos fizeram algum teste para Covid-19

0
O resultado foi divulgado em coletiva de imprensa virtual na tarde desta quinta-feira, 20 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 137 mil sergipanos, o equivalente a 5,9% da população, fizeram algum tipo de teste para a Covid-19, sendo que destes, 1,7% obteve resultado positivo para a doença. A realização de testes foi um dos seis novos temas abordados em julho pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid19) e investigou quantas pessoas tinham feito testes para Covid no estado. O resultado foi divulgado em coletiva de imprensa virtual na tarde desta quinta-feira, 20.

O IBGE também revela que a pesquisa investigou o tipo de exame que foi realizado para o diagnóstico da Covid-19. “Em Sergipe, 55 mil pessoas fizeram o teste SWAB (oral e nasal), sendo que destas, 21 mil testaram positivo. 48 mil pessoas fizeram o exame por meio de furo no dedo e 7 mil delas testaram positivo. Por fim, 46 mil pessoas tiveram a coleta de sangue por meio da veia do braço, sendo que 16 mil testaram positivo”, apontou o estudo.

Perfil das pessoas que fizeram algum teste para Covid-19

Ainda de acordo com o IBGE, do total de pessoas que fizeram o teste (137 mil), 62 mil eram homens e 75 mil, mulheres. A idade predominante (84 mil pessoas) era de 30 a 59 anos. “Em relação a cor ou raça, 95 mil eram pretos ou pardos. Sobre o grau de escolaridade das pessoas que fizeram o teste, percebe-se um equilíbrio na distribuição. Por exemplo, 51 mil pessoas tinham ensino médio completo e superior incompleto, 32 mil tinham superior incompleto ou pós-graduação incompleta, sendo que 41 mil pessoas não tinham instrução ou ensino fundamental”, detalhou o instituto de pesquisa.

Por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Com informações do IBGE

Comentários