Em SE, 10 pessoas já receberam pacotes de sementes vindos da Ásia

Sementes desconhecidas encontradas em encomendas vindas do exterior
Até a terça-feira, 6, 10 pessoas entraram em contato com a MAPA em Sergipe para recolher pacotes de sementes desconhecidas (Foto: Superintendência do Mapa em Sergipe)

A superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Sergipe informa que subiu para 10 o número de sergipanos, da capital e interior do estado, que entraram em contato com o órgão informando que  receberam pacotes de sementes desconhecidas junto com encomendas que chegaram do exterior.

No Brasil, segundo MAPA, até a ultima terça-feira, 6, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram o Maranhão e o Amazonas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, divulgou ontem, 6, os resultados das primeiras análises das sementes. De acordo com o órgão, foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas que não existem no Brasil nos pacotes das sementes que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no país) em quatro amostras (como plantas daninhas).

Análises

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Os órgãos regionais fazem a coleta e encaminham para o MAPA. A expectativa do Ministério é que em 30 dias haja um detalhamento maior dos resultados.

Em Sergipe, a recomendação da superintendência do MAPA é que as pessoas que receberam sementes desconhecidas e não solicitadas em suas encomendas, que não abram os pacotes, não manuseiem as sementes, não plantem e nem descartem. As sementes não são certificadas e podem trazer risco à saúde e a agricultura do país.

A superintendência está fazendo a coleta das sementes na capital. Basta ligar para o telefone (79) 3205-4900 que equipes do órgão fazem a coleta na residência da pessoa. No interior, a orientação é ligar para o escritório local da Emdagro para que seja feita a coleta das sementes.

Por Karla Pinheiro com informações do MAPA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais