Estudo projeta 1665 mortes por Covid-19 em SE nos próximos 30 dias

0
Projeção sobre o número de óbitos por dia em Sergipe (Imagem: UFFS)

A atualização de uma projeção epidemiológica desenvolvida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), aponta que o número de óbitos causados pela Covid-19 no estado de Sergipe pode chegar em 1665 até o dia 4 de agosto. A pesquisa é o quarto estudo de uma série que acompanha a evolução na pandemia no estado de Sergipe.

A projeção relacionada ao número de óbitos, desenvolvida pelo professor Anderson Ribeiro, indica uma mudança no desenvolvimento da pandemia em Sergipe, relacionada ao último estudo, com um aumento significativo no número de casos. “Vemos um deslocamento maior do que foi projetado na última pesquisa e do que imaginávamos ser o período de pico dos últimos trinta dias”, ressalta o professor.

O estudo aponta ainda um percentual decrescente no número de internações entre os casos confirmados. De acordo com o professor Anderson Ribeiro, comparando os dados com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo Ministério da Saúde, a situação pode indicar, inclusive, a saturação dos leitos hospitalares. “Temos um número maior de casos e a ocupação dos leitos não está crescendo na mesma proporção”, explica.

Ele ressalta que a pesquisa não é focada em atendimento domiciliar, mas que o aumento deste tipo de monitoramento, que também é divulgado pela SES, estão relacionadas à quantidade de internamentos. “Os dados sobre atendimento domiciliar trazem números crescentes e indicam um número maior de pessoas sendo acompanhados de forma domiciliar”, argumenta Anderson.

Entre a previsão para o desenvolvimento da pandemia em Sergipe durante os próximos 30 dias, a atualização também projeta 261935 casos acumulados, 1545 internações e 626 demandas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

por Juliana Melo e Ícaro Novaes 

Comentários