Mais uma morte e internamento em família de vítima fatal do Covid-19

Filha da primeira vítima fatal por coronavírus em Sergipe está internada no Nestor Piva. (Foto: arquivo Portal Infonet)

A mãe da primeira vítima fatal do novo coronavírus (Covid-19), uma idosa de 90 anos, morreu na manhã desta sexta-feira, 3, por suspeita de contágio da doença na Unidade de Urgência do Ipesaúde. Além da mãe da primeira vítima, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a filha também está internada por suspeita da mesma doença.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ipesaúde, a mulher veio a óbito com uma síndrome respiratória aguda grave que resultou em uma pneumonia não específica. A nota emitida pelo órgão informa ainda que a confirmação ou não do óbito por coronavírus sairá em até 4 dias. “Foi realizada a coleta do exame, mas o resultado só sai em 4 dias”, completou.

A SMS confirmou que a terceira familiar com suspeita da doença se encontra internada no Hospital da Zona Norte (Nestor Piva). A mulher, cuja idade não foi divulgada, deu entrada na unidade hospitalar no início da noite da última quinta-feira, 2, com sintomas do Covid-19 e encontra-se sob cuidados médicos, mas em estado estável. Ela também será submetida a exames para tentar identificar a presença do vírus.

PMA

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) enviou nota à imprensa explicando todo o atendimento feito a família:
“A SMS informa que a rede municipal prestou todo o atendimento necessário à paciente de 61 anos, que faleceu na quinta-feira, 2. Ela deu entrada na Hospital Nestor Piva no dia 26 de março, queixando-se de dor torácica e falta de ar, com ausência de sintomas de febre. No dia do internamento foram feitos exames que, juntamente com o quadro clínico anterior, apontavam a possibilidade de se tratar de uma infecção respiratória, sendo realizado o teste para a Covid-19. No mesmo dia, ela apresentou uma piora e foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com o resultado positivo para a Covid-19 e por ser diabética e hipertensa, fatores que agravam a infecção pelo coronavírus, o quadro se agravou e a paciente veio a óbito na quinta-feira, 2.

Desde o dia 27 de março, a equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde de Aracaju vem monitorando diariamente 11 pessoas da família (entre eles mãe, irmã, cunhado, filhos e netos), através do contato telefônico, realizando orientações aos familiares através do membro de referência da família. Todos seguirão sendo monitorados até o prazo de 14 dias, tempo previsto de quarentena.

Neste trabalho de monitoramento e orientações acerca do isolamento domiciliar, no final da tarde de ontem, 2, durante o contato feito pela equipe, foi relatado pela irmã da paciente que veio a óbito e referência familiar para monitoramento da família, que houve o agravamento dos sintomas da mãe, sendo orientada a procurar atendimento médico em unidade hospitalar.

Diante do histórico de pneumonia apresentado pela idosa e com o agravamento dos sintomas, ela veio a óbito nesta sexta-feira, 3. A coleta para detecção da Covid-19 já foi realizada e o resultado está sendo aguardado. Diante de sintomas apresentados por uma das filhas da paciente que veio a óbito na quinta, 2, a SMS já coletou teste para o coronavírus e aguarda o resultado.

A SMS reforça que deu todos os encaminhamentos necessários, assim como, realiza o monitoramento e orientações constantes a todas as pessoas, informadas pela família, que tiveram contato com a vítima.”, diz nota na íntegra.

por Daniel Rezende

Matéria sofreu acréscimo da nota da PMA às 12h18 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais