Força-tarefa interdita três bares em Aracaju e um músico é detido

Vigilâncias Sanitárias do Estado e de Aracaju, Polícia Militar e Guarda Municipal fazem parte da força-tarefa de fiscalização (Foto: SMS)

Uma ação conjunta realizada na noite da última quarta-feira, 30, na capital, resultou na interdição cautelar de três bares e na detenção de um músico. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os estabelecimentos já haviam sido notificados e continuaram descumprindo os decretos do Governo do Estado e do município de Aracaju no que se refere aos protocolos sanitários e combate ao Covid-19.

Durante a chegada das equipes em um dos estabelecimentos localizado na Avenida Hermes Fontes, onde havia apresentação musical, um dos músicos desacatou os agentes e os policiais. De acordo com a Polícia Militar o músico foi detido e conduzido à delegacia.

O decreto municipal nº 6.324/2020 estabelece que bares, restaurantes e similares funcionem com ocupação máxima de 50% da capacidade do local, devendo cada mesa contar com, no máximo, seis pessoas. De acordo com a SMS foi constatado durante a chegada da força-tarefa aos estabelecimentos, clientes sem máscaras, capacidade do estabelecimento acima do permitido e não cumprimento do distanciamento social.

A orientação da coordenadora da Vigilância Sanitária municipal, Denilda Caldas, para os estabelecimentos do segmentos de bares e restaurantes é seguir o protocolo sanitário e adotar medidas como uso de cardápio virtual, disposição de mesas com distância mínima de um metro e meio, limpeza de banheiros a cada duas horas e dispensadores com álcool gel a 70%, para higienização das mãos.

“Os espaços de dança e de lazer para crianças não são permitidos e devem permanecer isolados. Sobre as áreas externas, é aconselhável que os estabelecimentos adotem medidas de controle de acesso, organizando filas com o distanciamento mínimo recomendado ou distribuindo senhas. O importante é que as alternativas encontradas evitem aglomerações”, afirmou.

Fiscalização

A SMS lembra que durante o feriadão as equipes da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado estarão fiscalizando eventos fechados realizados em bares e restaurantes da capital. As inspeções ocorrerão a partir das 22h e cobrarão as exigências do decreto nº 6.324/2020, que versa sobre questões de distanciamento social e adequações necessárias na atual situação epidemiológica.

A força-tarefa é composta pelas Vigilâncias Sanitárias do município de Aracaju e do Estado, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. A população pode denunciar aglomerações e eventos com público acima de 150 pessoas por meio do número 0800-729-3534, opção 7.

O Portal Infonet está à disposição dos bares caso queiram se manifestar através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

Por Karla Pinheiro com informações da SMS e da Polícia Militar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais