Hemose continua com baixo estoque e pede que população doe sangue

(Foto: SES)

A baixa no índice de doações de sangue tem afetado o estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) desde o início da pandemia da covid-19. Apesar das diversas campanhas em prol da doação, atualmente, todos os tipos sanguíneos, O, A, B e Ab, tanto positivo quanto negativo, estão em falta.

De acordo com o Hemose, a média diária de coleta tem sido de 60 a 70 doações, número muito abaixo do necessário para atender a demanda da rede hospitalar e formar o estoque de segurança para situações de emergência. O ideal é pelo menos 120 doações de sangue por dia.

Por isso, o Hemose procura estimular os cidadãos à doar de forma regular, respeitando o intervalo necessário, entre uma e outra doação. Homens podem doar a cada 60 dias, mas não podem ultrapassar 5 doações em 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando 3 doações em 12 meses.

Para doar é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg e comparecer ao Hemose bem alimentado e portando documento de identificação original oficial com foto. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais