Hemose destaca critérios para doação de sangue

Hemose esclarece critérios de saúde necessários para fazer doação de sangue (Foto: Hemose)

Nesse período que antecede o Carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça a necessidade de observar as seguintes orientações de saúde para doar sangue: descansar pelo menos seis horas no dia anterior a doação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos gordurosos e o fumo. Esses critérios são regulamentados pelo Ministério da Saúde (MS) e cumpre princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.

A gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, lembra que o Carnaval tem como caraterística básica momentos de muita agitação com dança, bebidas e noites de sono perdidas. “Por isso, o ideal é doar antes de curtir a festa. Nossa equipe trabalha com a atenção redobrada nesses momentos festivos, especialmente, quando se trata de uma festa com grande concentração e mobilização de pessoas, circulando por várias regiões”, destaca.

Na triagem clinica, o enfermeiro Reinaldo Melo informa que durante a entrevista padrão com o candidato a doador, são observadas as questões relacionadas ao estado de saúde. “Nosso trabalho avalia os hábitos desse doador. São perguntas que estão preconizadas na legislação do serviço, cuja finalidade é preservar a saúde do doador e garantir a segurança do receptor de sangue” , relata.

O não cumprimento desses requisitos pode ter como consequências a queda de pressão, baixa na glicose do sangue, sudorese e tontura.

“Esses são sintomas que interferem diretamente no bem estar do indivíduo. As análises sorológicas realizadas nas bolsas de sangue também podem sofrer alterações decorrentes do estado de saúde do doador. Esses testes de alta sensibilidade servem para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites, sífilis, malária e Hiv/Aids. Os exames, podem detectar por exemplo, uma hepatite por conta do consumo em excesso de bebidas", explica.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal.

É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais