Hemose registra redução de 50% nas doações do estoque de sangue

As doações apresentaram uma redução de 50% no estoque do banco de sangue (Foto: SES)

Desde que foi diagnosticado o primeiro caso de coronavírus positivo em Sergipe as doações do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reduziram. De acordo com a assessoria de comunicação do Hemose, o mês de abril foi encerrado com 1805 doações, quantidade que significa uma redução de 50% no estoque do banco de sangue.

Considerando a pandemia causada pela covid-19, o Hemose reforça a importância das doações neste momento, principalmente pela situação dos pacientes da demanda transfusional da rede hospitalar. A urgência é ainda maior para os casos que necessitam de tratamento oncológico, tendo em vista o público que necessita de atenção pela necessidade das transfusões sanguíneas.

A unidade reforça que as medidas de segurança continuam sendo aplicadas desde o momento em que o o doador chega ao Hemose, sendo orientado a lavar as mãos de imediato, fazer a assepsia com álcool gel e passar por todas as etapas necessárias até a sala onde acontece a coleta e as doações.

Cuidados

Os critérios para doações de sangue permanecem os mesmos, exceto para o público que viajou recentemente, tendo contado com algum paciente diagnosticado com o coronavírus ou estando numa zona onde há muitas pessoas infectadas, sendo preciso esperar um período de 30 dias para que a doação seja realizada.

Os doares devem fazer o agendamento por telefone: (79) 3225-8039 ou (79) 3259-3174. Além desses contatos, o Hemose também disponibiliza o email ssocial.hemose@fsph.se.gov.br para maiores esclarecimentos.

por Juliana Melo e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais