Horário das UBS com atendimento para síndromes gripais é alterado

Horário de funcionamento das UBS com atendimento para síndromes gripais é alterado a partir desta quinta, 1º (Foto: André Moreira/PMA)

Desde o dia 21 de setembro, quatro Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de síndromes gripais. Com a sequência na queda no número de casos, bem como na procura por esse tipo de serviço, além da mudança no quantitativo de unidades, o horário de funcionamento também foi alterado. A partir desta quinta-feira, 1º, o atendimento nessas unidades sentinelas é das 7h às 19h, de domingo a domingo.

Permanecem atendendo exclusivamente pacientes com quadro de síndrome gripal ou suspeito de covid-19, a UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); e a UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Além dessas unidades, também seguem ativos os atendimentos nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, que continuam com os contêineres de atendimento exclusivo.

Nos números totais, Aracaju registrou até o último boletim divulgado nesta quarta-feira, 30, que 34.971 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19. Porém, o cenário de decréscimo é percebido quando avaliada a média móvel de casos. Nas últimas semanas, a queda vem sendo regular quando por exemplo, entre 16 e 22 de agosto foram 623 novos casos detectados. Na semana seguinte, entre 23 e 29 do mesmo mês houveram 535 novos casos.

A queda seguiu também entre os dias 30 de agosto e cinco de setembro, quando foram registrados 485 novos casos. Entre seis e 12 do mesmo mês foram 354 novos casos da doença; e nas duas semanas seguintes, de 13 a 19 e de 20 a 26 de setembro, os índices seguiram em redução, detectando 335 e 323 novos casos, respectivamente.

“Da mesma forma notamos a queda na procura por atendimento em nossas unidades sentinelas. Fazendo o levantamento no período de grande fluxo, a partir do mês de julho, essas quatro unidades que permanecem com atendimento exclusivo somaram até o final de setembro, 38.654 atendimentos. Mas quando analisamos os atendimentos do último mês, temos uma queda considerável, onde soma o total de 7.009 atendimentos nas quatro unidades”, exemplifica a assessora da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Josivânia Mesquita.

Ainda de acordo com o levantamento feito pela DVAS, de 1º a 30 de setembro foram realizados 1.526 atendimentos na UBS Geraldo Magela; 1.940 na UBS Ministro Costa Cavalcante; 2.004 na UBS José Machado de Souza; e 1.539 na UBS Onésimo Pinto. Sendo que boa parte desse volume de atendimentos é feita durante o dia.

“O levantamento nos mostrou que entre o horário das 19h e 20h há uma procura reduzida, se comparada com o fluxo até às 19h. Nesse horário, no mês de setembro foram 19 atendimentos na UBS Geraldo Magela; 12 na UBS Ministro Costa e na UBS Onésimo Pinto. Essa baixa na procura no horário da noite também foi fator importante na decisão pela alteração no horário de funcionamento”, destacou Josivânia.

Demais Unidades Básicas

Para atendimento geral, os usuários têm acesso às Unidades Básicas disponíveis, sendo 29 com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e 12 delas atendendo com horário das 7h às 19h. As Unidades que estão trabalhando em horário estendido são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Francisco Fonseca (18 do Forte); Max Carvalho (Ponto Novo); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial); Manoel de Souza (Sol Nascente); Santa Terezinha (Robalo); Joaldo Barbosa (Bairro América); José Calumby (Jardim Centenário); Cândida Alves (Santo Antônio); Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Augusto Franco (Augusto Franco).

 

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais