Hospital São Lucas deixará de atender pacientes da Unimed em Sergipe

(Foto: Ascom/HSL)

O Hospital São Lucas – Rede D’Or São Luiz anunciou por meio de nota, na última segunda-feira, 8, a suspensão dos atendimentos para clientes da Unimed Sergipe, a partir do final do mês de setembro. Segundo o hospital, atrasos e cortes injustificados de pagamento por parte da Unimed foi o que levou a tomada de decisão.

Segundo o hospital, o plano de saúde tem acumulado dívida desde novembro de 2021, e apesar de ter havido tentativas de conciliação mediadas pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), a instituição não cumpriu o que fora acordado.

“É a primeira vez que o hospital se vê obrigado a uma decisão tão enérgica, mas a permanência da inadimplência colocaria em risco a sustentabilidade da unidade, bem como a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Os atendimentos permanecerão até o fim de setembro e, mesmo após este período, os pacientes da Unimed Sergipe internados seguirão assistidos”, diz a nota.

Não é a primeira vez que o hospital suspende os atendimentos dos pacientes atendidos através do convênio. Em junho, houve essa suspensão, mas logo outro acordo foi celebrado.

Unimed Sergié

Em resposta, a Unimed Sergipe afirmou que a rescisão do contrato se deu de forma unilateral por parte do São Lucas. Segundo ela, a suspensão dos atendimentos  foi dado por meio de uma notificação datada do dia 24 de julho, durante Audiência Pública no Ministério Público Estadual-MPE, onde se buscava o diálogo conciliatório.

De acordo com o plano, a inadimplência a que se refere o hospital, diz respeito à glosas efetuadas por discordância de preços. “O acordo celebrado, cujo valor foi reconhecido desde o mês de maio, porém postergado pelo prestador quanto a forma definida de pagamento, foi finalmente discutido e aprovado, em termo de Audiência do MPE, inclusive a primeira parcela já foi paga na data aprazada e nos moldes definidos”, afirmou.

Conforme a Unimed, o valor que o hosptital entende que é devido, na verdade é consequência do ajuste do processamento das contas apresentadas, pois o volume de contas e o desproporcional aumento dos seus valores, exigiu a extinção da prática de uma espécie de “consultoria” ao Hospital, intitulada auditoria paralela, a qual foi suprimida, adotando-se procedimento compatível com o contrato;

A Unimed lamentou a postura do São Lucas e afirmou que todos os seus beneficiários permanecerão sendo assistidos plenamente por toda a Rede Credenciada, incluindo Hospital com o mesmo perfil técnico e de complexidade de serviços que o São Lucas.

“Oportunamente e dentro dos prazos legais, haverá a comunicação acerca de atualizações de rede e inclusão de novos serviços. Os canais de comunicação da Unimed Sergipe estão à disposição de nossos beneficiários para dúvidas, esclarecimentos e orientações: SAC 0800 70400111”, finaliza.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

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