HU promove evento alusivo ao mês do aleitamento materno

Evento ocorreu nesta sexta-feira, 16 (Foto: HU/Ebserh)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu nesta sexta-feira, 16, evento alusivo ao Agosto Dourado, mês que marca as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Para tanto, a professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFS, Aglaé Andrade, bem como seus alunos do 6º e 7º períodos, ministraram no Ambulatório de Pediatria uma palestra de incentivo e esclarecimento sobre a amamentação.

“O aleitamento favorece o desenvolvimento cerebral, o crescimento e desenvolvimento saudáveis, favorece a redução dos quadros de alergia alimentar e, especialmente, o aumento do vínculo mãe e filho. Além disso, existem benefícios específicos para a mãe, como a redução do volume uterino e a prevenção do câncer de mama”, destacou a professora.

Em sua explanação, ela utilizou dados da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, que mostram que “nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável”.

Essas e outras informações essenciais foram disponibilizadas em material educativo distribuído durante o evento. De acordo com a enfermeira Ana Paula Lemos, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFS, a ação foi pensada para sensibilizar as mães sobre a importância do aleitamento, tanto para elas quanto para os bebês.

“Esse evento alusivo ao Agosto Dourado chegou à sua segunda edição no HU, e está sendo voltado às mães que têm crianças atendidas pelo Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário de Sergipe. O objetivo é falar, discutir e sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno”, declarou.

“Esse ano tivemos o apoio da Sociedade de Pediatria, por meio do fornecimento de um material educativo que pode ser usado permanentemente. É preciso desmistificar algumas questões e fazer com que as mães conheçam, tenham informações importantes sobre os benefícios do aleitamento materno. Benefícios que não são apenas físicos, mas emocionais, com o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê”, resumiu Ana Paula.

Além da palestra, houve simulação que demonstrou a forma correta de amamentar. A ação foi feita com o apoio da chamada mama amiga, objeto que simula o seio materno.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte: Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais