Huse atende 273 vítimas de queimaduras em cinco meses

No período junino, o pronto Socorro do Huse recebe centenas de vítimas de queimaduras (Foto: SES)

Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. São classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.

No Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho, profissionais da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde fazem um alerta para os cuidados e principalmente a prevenção dessa lesão. Somente de janeiro a maio deste ano já foram registrados 273 vítimas de queimaduras no hospital.
No período junino, o pronto Socorro do Huse recebe centenas de vítimas de queimaduras, em sua maioria por fogos de artifício, bem como por ascender a fogueira de forma incorreta e descuidada. A coordenadora da cirurgia plástica do Huse, Moema Santana, explicou o planejamento do Huse para receber as possíveis vítimas nesse período e a nova estrutura da UTQ que passou por reformas para oferecer melhor qualidade da assistência ao paciente queimado.
“Estamos esse ano com a unidade totalmente reformada e com novos equipamentos que darão o suporte necessário para o atendimento. A maioria dos pacientes não precisa dessa unidade e isso é importante destacar. O primeiro atendimento é no Trauma e uma sala específica de procedimentos é preparada no Pronto Socorro com medicação, maca, curativos especiais, todo material cirúrgico, profissionais e todo o suporte que precisam. A cada ano  a gente espera que os números sejam reduzidos”, explicou.

 

Estatística

Em 2015 foram registrados no Huse durante o mês de junho, 67 vítimas de queimaduras. Em 2016 esses números chegaram a 86 pacientes, em 2017 foram 119 vítimas de queimaduras no período junino e em 2018 esse número foi de 104 pacientes, sendo que desse total foram 72 vítimas de queimaduras e 45 vítimas especificamente de fogos de artifício, dessas, 23 eram crianças.

A gerente da UTQ do Huse, Elmara Salgado, ressaltou que a equipe também já está preparada para o aumento do número de atendimentos que chegam na unidade nessa época do ano. “Equipe preparada como todos os anos e é importante frisar que sem ela nada aconteceria, a equipe multidisciplinar da UTQ faz a diferença. Tivemos um curso de atualização para atendimento ao paciente queimado e esse curso só vem para somar. Precisamos realmente dessa força das unidades regionais que elas identifiquem a necessidade do primeiro atendimento, de vir ou não para o Huse, mas, se vier, estamos preparados para o atendimento”, frisou.

Os municípios com maior incidência de queimadura: Aracaju, seguido de Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão, Estância, Lagarto, Bahia, Alagoas (menos), Itabaianinha, Tomar do Geru, Itaporanga D’Ajuda, Itabaiana, Laranjeiras e Umbaúba. Em Aracaju. os bairros com maior incidência é primeiramente Santa Maria, Santos Dumont, Bugio, Lamarão, Siqueira Campos, Olaria, bairro Industrial, bairro América e São Conrado.Os casos que mais chegam são vítimas que se queimaram ascendendo fogueira, preparação de alimentos, soltando fogos e preparação de alimentos quentes com as crianças em volta da fogueira e com sobras de fogos que não estouraram.

A médica diarista da UTQ, Heloísa Lazaro, explicou a importância do atendimento pré hospitalar e a forma correta do transporte do paciente queimado. “Como a gente aumenta muito a estatística de queimados nessa fase é importante fazer um atendimento mais específico. O queimado é um paciente que você deve ter um atendimento rápido e precoce. Saber distinguir os tipos de queimaduras e o primeiro tipo de atendimento que vai ser dado a ele para que já chegue até a gente melhor encaminhado. É importante bater na tecla que o paciente deve ser hidratado e diminuir o risco de mortalidade, isso é o que deve ser feito de tratamento imediato”, concluiu.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais