Huse atende 38 vítimas de queda e geriatra faz alerta

Dos 38 atendimentos, 29 deles foram de idosos por queda da própria altura (Foto: Arquivo/SES)

O primeiro final de semana do ano (3 a 5 de janeiro), o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já registrou 38 atendimentos a vítimas de queda, um número significativo de atendimentos no Pronto Socorro do maior hospital público do Estado. Destes, 29 foram de idosos por queda da própria altura, quatro quedas de animal, duas quedas de árvore, uma de bicicleta e duas quedas de moto.

Fazer uma atividade física, reposição de cálcio, exposição ao sol, além de alimentação saudável e eliminação de fatores de risco como obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo são fundamentais para garantia de ossos fortes e saudáveis. Para a médica geriatra do Huse, Juliana Santana, algumas dicas são fundamentais para que o idoso tenha o cuidado necessário principalmente dentro de casa.

“Para se prevenir quedas a gente deve ter dois olhares, um para o olhar externo ao idoso que é o olhar do ambiente e o olhar interno que são questões relacionadas ao idoso. Uma casa segura, um piso não escorregadio, boa iluminação, poucos móveis, evitar fios atravessados na casa, evitar tapetes, cuidados com animais na casa, barras de segurança, deixar os objetos de uso do idoso ao alcance dele, massa muscular boa, alimentação correta, dentro do horário, cuidar da higienização, entre outros”, informou.

Tratar as doenças cardiovasculares como a arritmia, insuficiência cardíaca que podem aumentar risco de queda, questões sensoriais como visão e audição que estão relacionadas ao equilíbrio e podem aumentar o risco de queda, artrose de joelho e desidratação.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais