IBGE: Sergipe tem a menor proporção de fumantes do país

Segundo a pesquisa, Aracaju tem o menor percentual de fumantes entre as capitais do Brasil. (Foto: Pixabay)

Cerca de 8,3% da população sergipana é fumante de tabaco. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2019. Segundo o cálculo, o estado de Sergipe tem a menor proporção de tabagistas do país, atingindo uma marca de 9,2% e de apenas 8,3% de fumantes diários.

De acordo com os dados da pesquisa, a capital Aracaju também tem o menor percentual de fumantes entre as capitais do Brasil, o que representa cerca de 4,9% da população aracajuana. O IBGE também apontou que 54,7% dos fumantes do estado tentaram parar de fumar no ano em que foi realizada a pesquisa. O número médio de cigarros por dia em Sergipe é de 10,7.

Consumo de álcool

Sergipe por sua vez concentra a maior proporção da região Nordeste de pessoas com 18 anos ou mais que consome bebida alcoólica. Cerca de 31,4% da população sergipana costuma beber álcool pelo menos uma vez por mês ou mais.

Ao todo, 23,7% dos sergipanos relataram o consumo abusivo de álcool nos trinta dias anteriores a pesquisa. Em Aracaju a proporção foi de 28,1%. Já entre os motoristas, 25,7% relataram que dirigem após beber, atingindo a segunda maior marca da região neste quesito, atrás somente do estado do Maranhão.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais