Ipesaúde oferta exames para analisar complicações em diabéticos

Foto: Agência Sergipe

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, hormônio que controla a glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Até a próxima quinta-feira, 14, na ‘Semana do Diabetes’, o Ipesaúde estará realizando vários procedimentos para detectar possíveis complicações da doença.

O objetivo da ação é reforçar a promoção à saúde dos beneficiários portadores de diabetes, além de chamar atenção para a prevenção das complicações crônicas da doença, como amputações, cegueira, insuficiência renal e problemas cardíacos. Para isso, vários exames estão sendo ofertados das 7h às 17h.

A responsável técnica do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Fabiola Goes, conta que todo paciente passará pelo acompanhamento completo. “Nós organizamos os serviços para contemplar todos os níveis de verificação. Então, o paciente vai ser acolhido, responderá algumas perguntas importantes sobre o seu estado de saúde, depois vai passando pelo que chamamos de estações, cada uma com uma função diferente”, explica

Detecção das complicações 

Foto: Agência Sergipe

Os espaços foram organizados em estações, nas quais cada uma exerce uma função diferente no acolhimento, como a coleta de urina, para verificar a capacidade de filtragem dos rins e o nível de presença de proteínas descartadas; exame do pé em risco, que constata a presença de feridas, rachaduras, pele ressecada, unhas espessadas, calos e sensibilidade diminuída; avaliação odontológica, para verificação sangramentos na gengiva, mau hálito, infecções por fungos e bactérias; fundoscopia, que examina artérias, veias e nervos da retina, além de informações nutricionais para orientar os beneficiários sobre a importância da manutenção de hábitos.

Portador de diabetes e acompanhado pela unidade desde março deste ano, o beneficiário Paulo Roberto de Almeida, 68 anos, falou da satisfação em participar do evento. “Comecei a ser atendido aqui e posso dizer que é algo que me faz muito bem. Todos são excelentes profissionais, iclusive me ajudaram a eliminar 25 quilos, com reeducação, consultas com nutrucionistas e outras especialidades. Eu recebi o convite para estar aqui e fiz questão de participar do evento. É uma oportunidade a mais para refletirmos sobre os cuidados com a nossa saúde”, conta.

A unidade fica localizada na praça Almirante Tamandaré, 75, bairro São José. Funciona de segunda a quinta-feira, das 6h às 19h; sexta-feira, das 6h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do (79) 3211-2571.

Fonte: Agência Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais