Itabi se compromete a disponibilizar teste rápido de HIV à população

Teste rápido para detecção do vírus HIV (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta que Itabi é o único município sergipano que não disponibiliza o teste de detecção do vírus HIV nas unidades de saúde da região. O gerente do programa IST/Aids, Dr. Almir Santana, afirma que somente uma enfermeira possui capacitação online, mas a capacitação prática necessária para aplicação do teste nunca chegou a ser feita.

Segundo o médico Almir Santana, a SES já vem tentando realizar a capacitação há algum tempo, mas os profissionais nunca estão disponíveis. Ele afirma que a deficiência nas equipes de saúde da região pode ser a causa para o adiamento do treinamento.

O médico Almir Santana alerta sobre a importância do teste rápido para a realização do pré-natal (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

Além de impossibilitar uma análise sobre a incidência do vírus no município, Almir ressalta que a ausência da aplicação do teste prejudica diretamente o acesso ao pré-natal. “Além da gestante, hoje o pré-natal também é feito com o seu parceiro sexual e a falta do teste nas unidades de saúde prejudica totalmente o atendimento”, diz.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que Itabi não recusou o recebimento dos testes rápidos ofertados pelo Estado, além de que não há deficiência na oferta e realização dos exames. De acordo com a assessoria de comunicação de Itabi, já foi feito contato com a área técnica do Estado para receber treinamento obrigatório antes da liberação dos testes.

A assessoria informou ainda que atualmente os testes são solicitados via sistema de regulação, de acordo com a demanda da região. A partir da próxima semana o município já estará apto a receber os testes rápidos e a retirada irá depender do agendamento pelo almoxarifado central da SES.

por Juliana Melo e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais