ITPS realiza testagem para detecção de covid-19 em servidores

Ao todo, foram realizados 150 testes, entre rápidos e RT-PCR (Foto: ITPS)

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), realizou nesta terça-feira (18), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a testagem para Covid-19 em servidores e colaboradores. Ao todo, foram realizados 150 testes, entre rápidos e RT-PCR (feitos através de swab – cotonete de haste longa).

“O objetivo desta ação é identificar se há servidores ou colaboradores contaminados e evitar que disseminem o vírus nas suas residências, na sociedade e até na instituição, o que poderia causar até a interrupção de parte das atividades. Aqueles que testaram positivo no teste rápido foram orientados a cumprir o isolamento social e aguardar o resultado do RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para detecção da Covid-19. A UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju foram nossos grandes parceiros e nós agradecemos pela presteza em fazer essa testagem coletiva”, destaca o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.

O professor Lysandro Borges, coordenador da Força-tarefa Covid-19 da UFS, explica que os participantes realizaram o teste rápido e, em seguida, o RT-PCR. “Realizamos os testes de anticorpos, o IgM e o IgG. O IgM indica a fase aguda da doença e o IgG indica que a pessoa está recuperada do contato com o vírus. Lembrando que esses testes são para critério epidemiológico, pois o teste padrão ouro para diagnóstico é o RT-PCR. Então, o indivíduo que testou IgM reagente deve ficar em casa sete dias e aguarda o resultado do PCR. Se esse último teste der negativo, a pessoa volta a trabalhar. Se o PCR, for positivo, fica mais 10 dias de isolamento”, detalha.

Responsável pela Gerência de Recursos Humanos do ITPS, a servidora Cristina Batista, elogiou a estrutura e organização da testagem. “A testagem foi rápida, organizada e contou uma boa estrutura. Foi tudo muito prático e fácil, principalmente, porque os servidores não precisaram sair do ambiente de trabalho para realizar o teste”, conta.

Salete Mendes trabalha na equipe que cuida de higienização dos laboratórios e realizou, pela primeira vez, o teste para detecção da Covid-9. “Para mim, esse momento foi muito importante. Utilizo ônibus ou lotação e, por isso, tenho contato com muitas pessoas. Preciso proteger a saúde dos meus filhos e também dos meus colegas de trabalho. Com o teste negativo, fico mais aliviada, mas consciente de que tenho que manter todos os cuidados”.

Resultados

As amostras coletadas para realização do teste RT-PCR serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). O tempo médio para entrega da análise fica entre 3 e 7 dias. Quem participou da testagem pode verificar o resultado na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800-729-3534, opção 1.

Funcionamento do ITPS

Embora tenha adotado, por determinação dos decretos governamentais, o expediente remoto, algumas atividades do ITPS estão sendo realizadas presencialmente, porém em regime de escala, por serem consideradas essenciais neste momento. Entre elas, a análise de amostras de água, em atendimento a demanda de hospitais, clínicas, farmácias de manipulação e instituições ligadas à pandemia do novo coronavírus; análises de solo para atendimento ao calendário agrícola; verificações metrológicas em medidores de pressão arterial e medidas materializadas de volume, além de alguns tipos de fiscalização.

Fonte: ITPS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais