Janeiro Branco abordará a ‘Saúde mental e contemporaneidade’

A mesa redonda ocorre dia 29 às 15h (Foto: Arquivo/SES)

O Janeiro Branco é o mês dedicado a saúde mental, uma das maiores preocupações da  área de saúde atualmente.  A campanha dedicada à conscientização da saúde mental é em alusão ao janeiro Branco. Para marcar o mês, será realizada no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), no dia 29 de janeiro, ás 15h, uma mesa redonda com o tema ‘Saúde mental e contemporaneidade’ com a coordenação da psicóloga Rosa Costanza.

Segundo Rosa Costanza, a psicopatologia humana, de uns anos para cá, saiu dos sigilos familiares, valorizando o ambiente familiar, sócio afetivo do sujeito. A saúde mental passa a ser considerado um agravo, ao qual qualquer individuo esta vulnerável, pelos mais diversos motivos.

Costanza informou que a saúde mental é algo que normalmente deveríamos nos preocupar tanto quanto a nossa saúde física, porque ela faz parte da saúde integral  do indivíduo. Para falar de integralidade em saúde, devemos lembrar o quantitativo de transtornos psicossomáticos e de doenças autoimunes, cujos dados remontam a um aumento de incidência cada vez maior.

“Quando a saúde mental não vai bem, qualquer frustração é motivo para desistir. As emoções equilibradas ajudam o indivíduo a acreditar em si mesmo. Como seres humanos todo, somos seres biológicos, sociais, psicológicos e espirituais, e para termos saúde de fato, todas as áreas devem estar em harmonia, pois uma interfere na outra”, disse Rosa Costanza.

Saúde mental

Condição, em que o sujeito está   funcionando de uma forma psíquica boa e consegue resolver os conflitos do cotidiano, é capaz de resolver suas questões e se relaciona bem com as pessoas, com seu trabalho.

Cada vez mais todas as áreas de conhecimento devem se unir no sentido de desenvolver. A psicóloga identifica como  atitudes representativas de um bom estado de equilíbrio:

1 – sentimentos positivos consigo mesmo e com os outros

2-aceitar o ser humano com suas qualidades e com suas limitações

3- evitar o consumo de álcool, cigarros e medicações sem controle medico

4-reservar tempo em sua vida para desenvolver bons hábitos , exercícios físicos , alimentação , lazer

5 -ter capacidade de auto conhecimento , para saber criar dentro de sua realidade de vida , um estilo que  o mantenha no melhor estado de equilíbrio possível.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais