Japãozinho recebe mutirão de combate ao Aedes neste sábado

Trabalho está sendo executado na região (Foto: SMS)

Mesmo com as limitações da pandemia, o trabalho da Prefeitura de Aracaju no combate ao Aedes aegypti não parou. E neste sábado, 12, aconteceu mais um mutirão de combate ao mosquito, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Além de vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito nas praças, terrenos e áreas de uso comum na localidade, os agentes de combate a endemias também adentraram os imóveis, aplicando todas as medidas sanitárias recomendadas, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual e com a devida autorização dos proprietários.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, até o momento, já foram notificados na capital 2.591 casos de arboviroses. Destes foram confirmados 924 casos, sendo 463 de dengue, 444 de chikungunya e 17 de zika.

“Ao longo de todo o ano esse serviço vem sendo realizado para manter o controle e evitar um novo surto do mosquito na capital. Fazemos esse trabalho intensivo durante a semana, e reforçamos com os mutirões, que acontecem três sábados por mês. Mas é essencial que cada um faça sua parte, principalmente monitorando os quintais, áreas externas das residências, pois é onde encontramos grande parte dos focos do mosquito”, declarou o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Além dos mutirões (que são realizados três sábados por mês) e das visitas domiciliares, durante a semana, os bairros com maiores índices de infestação também recebem a aplicação de UBV (Fumacê costal). A ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, período do dia em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

Na segunda-feira, 14, as equipes estarão aplicando o fumacê costal no bairro Suissa. Na terça-feira, 15, é a vez do Jabotiana; seguido pelo Porto Dantas, na quinta-feira, 16; e o bairro Novo Paraíso, na sexta-feira, 17.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais