Lacen treina profissionais para exames da esquistossomose

Capacitação foi para profissionais dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Malhador e Pedrinhas (Foto: SES)

Profissionais que trabalham com diagnóstico laboratorial nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Malhador e Pedrinhas participaram de uma semana de capacitação sobre Esquistossomose – doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. O treinamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) finalizou na última sexta-feira, 30 de julho, com teste prático para os técnicos.

O treinamento foi ministrado pelas técnicas do Laboratório de Parasitologia, Meire Gabriel e Adelaide Leão, e abordou noções de higiene, prevenção de helmintos e protozoários, biologia do Schistosoma mansoni, coleta e identificação do caramujo hospedeiro.

Na parte prática, os profissionais aprendem microscopia, identificação e caracterização de ovos do Schistosoma e técnicas de preparação do caramujo para exame de positividade, dentre outros assuntos.
“As capacitações contam com aulas teóricas e práticas, simulações para realização das rotinas para o diagnóstico da doença hídrica”, explicaram as técnicas, do Laboratório Central, responsáveis pelo Programa de Controle da Esquistossomose do Ministério da Saúde (MS).

O treinamento foi ministrado pelas técnicas do Laboratório de Parasitologia (Foto: SES)

De acordo com Karine Dantas, gerente do Laboratório de Parasitologia, Entomologia e Zoonoses, a capacitação visa proporcionar conhecimentos sobre os procedimentos. “Os treinamentos buscam capacitar, e promover a atualização dos profissionais para aperfeiçoar o controle de qualidade dos exames realizados nos municípios”, conclui a gestora.

Doença

A Esquistossomose também é conhecida como barriga d’ água ou doença dos caramujos é transmitida para o homem através do parasita (verme) Schistosoma mansoni que utiliza como hospedeiro o caramujo. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais de fezes, que detectam os ovos do parasita causador da doença.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais