Maio chama atenção para câncer de cérebro e câncer de boca

Especialistas defendem que a conscientização é a melhor forma de prevenção para os diversos tipos de câncer (Foto: Freepik)

O mês de maio é dedicado à campanhas que chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de dois tipos de câncer: boca e cérebro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de cérebro acometeu em 2020 mais de 11 mil pessoas e o de boca mais de 15 mil, sendo os homens o maior número de casos. 

Em entrevista concedida ao Portal Infonet, o médico Dauler de Souza, oncoradioterapeuta da Oncoradium – Centro Oncológico de Aracaju, falou sobre essas campanhas, que são simbolizadas pelas cores cinza (câncer cerebral) e vermelho (câncer de boca), e detalhou os sintomas, além das formas de prevenção e tratamento.

“As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sinais e sintomas. No caso do câncer de boca, os sinais podem ser manchas na boca, feridas que não melhoram, dor de dente, dificuldade para engolir ou perda de peso. Já no caso do câncer cerebral, os sinais podem ser dor de cabeça que não melhora ou que está diferente do habitual, crises convulsivas, desmaios, alguma alteração neurológica como fraqueza nos braços ou pernas, perda de visão ou audição, entre outros”, explica o médico.

Oncoradioterapeuta Dauler Souza (Foto: divulgacão)

Sobre a prevenção desses cânceres, Dauler conta que, ao contrário do câncer de boca, o cerebral é difícil de ser prevenido.  “O câncer de boca pode ser prevenido mudando alguns hábitos de vida como parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, ter alimentação saudável e praticar atividade física. Já o câncer cerebral, geralmente, é causado por alguma alteração genética e, por isso, é mais difícil de ser prevenido”, afirma.

Os tratamentos do câncer de boca e do câncer de cérebro, assim como nos demais casos, dependerá do estágio na qual eles se encontram no corpo do paciente. Por isso, quanto antes o diagnóstico for dado, mais simples será o tratamento. “O tratamento do câncer de boca e cérebro, geralmente, inclui cirurgia com radioterapia e quimioterapia, mas vai depender do estágio em que a doença se encontra. O médico neurocirurgião, o radio-oncologista e  o oncologista clínico irão avaliar cada caso e definir a melhor estratégia”, conta Dauler.

O especialista explica que as chances de cura desses cânceres estão relacionadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado e que, por isso, é tão importante realizar campanhas de conscientização. “O objetivo das campanhas é compartilhar informações sobre os tipos de câncer, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”, finaliza.

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais