Maio Vermelho traz alerta sobre prevenção de câncer bucal

(Foto: SMS)

Com o objetivo de reforçar a importância sobre o Maio Vermelho, alusivo ao combate do Câncer Bucal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta e alerta os usuários da capital.

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na orofaringe e o câncer também pode atingir pessoas sem dentes. Nos estágios iniciais, as neoplasias malignas podem ser indolores e de difícil percepção, o que reforça a importância do exame bucal.

“O autoexame é o primeiro grande passo para o diagnóstico na fase inicial da lesão. Para um bom autoexame, é preciso estar em um local bem iluminado, na frente do espelho, e o exame pode ser feito rapidamente, após a higiene bucal, afastando bochechas, lábios e língua, para identificar alguma alteração. Encontrando alguma suspeita, o indicado é procurar o atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora em Saúde Bucal, Gilmara Barreto.

Atendimento na rede municipal

A coordenadora reforça que a rede municipal oferece uma série de serviços odontológicos previamente marcados e de urgência, como restauração, extração, orientação e limpeza, que podem ser agendados pelo 0800 729 3534, opção 7, pelo Portal da Saúde ou na própria Unidade Básica da Saúde (UBS).

“Manter bons hábitos favorece o bom funcionamento do organismo e mantém o indivíduo saudável. Cuidados simples, como evitar o fumo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em legumes e frutas, além de boa higiene bucal são essenciais para prevenir. É fundamental que se tenha regularidade nas consultas com o cirurgião-dentista que, além das atividades educativas e de prevenção da cárie e doenças da gengiva, fará o exame para a detecção de possíveis lesões”, enfatiza Gilmara.

Atendimento nas UBSs

Os usuários devem, primeiro, procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazer o agendamento da consulta, ou através do 0800 729 3534, opção 7, e na data marcada ele será atendido pela equipe de Saúde Bucal da Unidade.

Atendimento no CEO

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) realiza biopsia e atendimentos especializados, em usuários encaminhados das UBSs, com casos suspeitos de lesão de boca ou casos que precisem de um tratamento específico. E após as 19h, o acesso ao serviço de Urgência se dá através do CEO, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, no bairro Farolândia, de segunda à sexta, das 19h às 7h, aos finais de semana e feriados, no regime de plantão 24 horas.

Fonte: AAN

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais