Maternidade Nª Senhora de Lourdes oferece acompanhamento a prematuros

O ambulatório tem como objetivo a promoção do desenvolvimento ideal e a melhora na qualidade de vida dos pequenos pacientes (Foto: SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), referência no tratamento de recém-nascido prematuro e em situação de risco possui um ambulatório de retorno: o Follow- Up, voltado a bebês prematuros egressos na unidade de cuidados intermediários canguru (UCINCA) da MNSL  e bebês com diagnóstico de patologias como infecção neonatal congênita por sífilis, toxoplasmose, microcefalia ou condição genética que necessite do atendimento multidisciplinar.

O ambulatório tem como objetivo a promoção do desenvolvimento ideal e a melhora na qualidade de vida dos pequenos pacientes. O Follow- up tem como atribuições realizar exame físico completo da criança, tomando como referências básicas o grau de desenvolvimento, o ganho de peso, o comprimento e o perímetro cefálico, levando em conta a idade gestacional corrigida e a avaliação do equilíbrio psicoafetivo entre a criança e a família. Ele promove nos seus atendimentos a avaliação do aspecto físico da criança como o ideal desenvolvimento, crescimento e ganho de peso.

De acordo com a coordenadora do Follow-Up, Thereza Azevedo, o ambulatório tem especialidades como enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social, oftalmologistas, geneticistas, neurologistas e cirurgias pediátricas necessárias ao ideal acompanhamento das crianças. Thereza disse que os pacientes quando recebem alta da MNSL, obedecem aos critérios de entrada no Follow- UP. “Os bebês são encaminhados através de uma consulta prévia, que é agendada. Então, a mãe já sai da MNSL com uma consulta prévia sobre o dia certo que ela tem que ir para o ambulatório”, explicou a coordenadora.

Dados

Segundo os relatórios estatísticos do Follow- Up, ambulatório de acompanhamento para bebês oriundos da MNSL, de janeiro a outubro de 2019, o ambulatório atendeu 11.850 crianças no serviço. Dessas, 2.940 acompanhadas neonatologista, 212 com geneticista, 2.931 com fisioterapeuta, 272 com fonoaudióloga, 770 com assistente social, 711 com neuropediatra, 226 com nutricionista, 1.045 com enfermeiro e 225 com cirurgião. Além de 661 com sífilis e 1.072  com mapeamentos de retina e 125 exames.

Todos os pacientes egressos da unidade de cuidados intermediários canguru( UCINCA); recém nascidos com peso ao nascer menor ou igual a 1,5kg ou idade gestacional menor ou igual a 33 semanas; permanência na UTIN maior que oito dias; asfixia neonatal grave ou sequela neurológica grave; hipertensão intracraniana grave, exame neurológico alterado ou convulsões; infecção neonatal congênita por sífilis, citomegalovírus ou toxoplasmose e microcefalia.

O ambulatório de retorno Follow- Up realiza atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é (79) 3218-9424.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais