Médica veterinária explica como cães podem ‘doar’ sangue

Hematologista veterinária, Magnólia Oliveira, explica o procedimento da doação de sangue animal. (Foto: Arquivo pessoal/Magnólia Oliveira

Doar sangue é um ato que pode salvar a vida de muitas pessoas. Mas apesar de ser praticada regularmente por humanos, a doação de sangue também pode ser feita por animais. É o que explica a médica veterinária Magnólia Oliveira, com especialização em hematologia e hemoterapia de pequenos animais.

“A demanda de transfusão sanguínea vem aumentando cada vez mais. Seja por procedimento cirúrgico ou doenças por carrapatos, doenças crônicas, então é importante que os cães de grande porte doem sangue. Além de realizarem exames de check-up, eles ajudam a salvar vidas”, explica a veterinária. Em Sergipe atualmente, uma clínica faz as coletas que são realizadas apenas com cães.

Dentre os principais requisitos para um cão ‘doar’ sangue estão: ter entre um e oito anos, pesar mais de 25kg, nunca ter recebido transfusão sanguínea e ter realizado a triagem infecciosa. “No banco de sangue a gente testa para Ehrlichia canis, Babesia, brucelose, leishmaniose e filariose”, diz Magnólia.

A veterinária destaca ainda ser um procedimento simples. “É extremamente importante frisar que não vai causar dor ao animal. É um procedimento rápido. A coleta é feita em cerca de cinco minutos. O intervalo entre as coletas é de três meses. Quanto mais doadores a gente tiver, maior vai ser o intervalo entre as coletas”, destaca a hematologista.

Por conta das despesas com a realização dos procedimentos de coleta, armazenamento e afins, as bolsas de sangue podem ser vendidas para atender outros animais necessitados. No entanto, os exames que são feitos antes da doação com os cães doadores são realizados de forma gratuita, sem custos para os tutores dos animais.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais