Médico alerta sobre as hepatites virais no período de pandemia

Mês de combate as hepatites virais. (Foto: Valter Sobrinho/ Ascom SES)

O julho amarelo é considerado o mês de luta contra as hepatites virais. Existem cinco tipos de hepatites sendo as mais frequentes nas pessoas a A, B e C. Na maioria dos casos são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, o médico Almir Santana, apesar da pandemia do novo coronavírus, as demais doenças não devem ser esquecidas neste período. “O julho amarelo é um alerta para as hepatites. Estamos em um momento ruim de saúde onde todo o foco está na pandemia, mas precisamos alertar que existem outras doenças como as hepatites. É fundamental a gente alertar a população da importância da prevenção, como se transmite e se evita”, diz.

Dados

Segundo o médico Almir Santana, de 2015 a 2019 foram registrados 34 casos de Hepatite A, 647 casos de Hepatite B e 514 casos de Hepatite C. De Hepatite B, a faixa etária prevalente é entre 20-49 anos. Já a Hepatite C a faixa etária prevalente é entre 50-79 anos (305 casos).

Tipo de hepatites

“A hepatite A é transmitida por água contaminada com coliformes fecais. Essa doença só tem vacina para criança e no adulto ainda não está disponível. Na hepatite B a doença não tem cura, mas tem tratamento. Se transmite pelo sexo sem camisinha ou quando a mãe passa para o bebê. Já a Hepatite C tem cura, mas não tem a vacina. A transmissão é feita pelo sangue infectado  e por isso o cuidado com a realização de tatuagem e colocação de Piercing”, informa Dr Almir.

Complicações e testes

Ainda segundo Almir Santana, as hepatites B e C podem gerar sérios problemas ao fígado. “Essas doenças podem levar a cirrose onde o fígado para de funcionar e pode ocorrer ainda o câncer de figado. Os testes de hepatites estão disponíveis na rede pública pelo SUS tanto no Cemar do Siqueira Campos quanto no interior tem locais disponíveis”, informa.

por Aislas Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais