Médico Walter Pinheiro assume a Secretaria de Estado da Saúde

O recém empossado secretário promete construir uma gestão humanizada, participativa, valorizando lideranças e a autonomia dos trabalhadores. (Foto: SES)

A pasta da Saúde Estadual ganha um novo gestor, o médico Walter Pinheiro, 49 anos, casado, natural da cidade de São Paulo e residente no território sergipano desde 2006. Em 2022, devido às importantes realizações na área da saúde, recebeu o reconhecimento da Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) com o título de cidadão sergipano.

O recém empossado secretário, assume a partir de hoje, 02, uma das pastas mais importantes do governo de Sergipe e promete construir uma gestão humanizada, participativa, valorizando lideranças e a autonomia dos trabalhadores. “A nossa linha de trabalho será aberta ao diálogo, sempre pensando na complementaridade de forças. Esse primeiro momento é voltado para a composição das equipes, formar o time. Por isso, quero estar perto de todos os nossos trabalhadores para encontrar os líderes que temos dentro do nosso serviço e, assim, impulsionar a autonomia deles para que possam tomar as melhores decisões. É claro que sempre estaremos em diálogo, orientando, checando os resultados e fazendo os ajustes necessários. Porém, as nossas lideranças vão ter uma autonomia maior para fazer aquilo que acreditam”, expressa Walter Pinheiro com otimismo.

Para Walter Pinheiro, o sucesso de qualquer gestão, está na maneira como aquele conduz os processos e agencia as equipes que possui. “Não faremos nenhuma mudança significativa na Saúde, se não investirmos em nossos profissionais, se não trabalharmos juntos com eles e elas, procurando motivar, incentivá-los. Eu acredito que as pessoas são a força motriz capaz de modificar o status quo. Na posição de gestor, quero servir como um facilitador das ações dessas pessoas e oferecer o máximo de condições para elas trabalharem. Nós sabemos que os nossos profissionais estão preparados tecnicamente, por isso, iremos ofertar esse respaldo, essa confiança. Eu compreendo que, mediar a autonomia nos serviços, é uma forma para que tenhamos maior celeridade e respostas mais adequadas aos anseios da população. Esse período de transição é desafiador, sempre gera incertezas, mas quero aproveitar e tranquilizar todo mundo. As mudanças que virão trarão benefícios e todos serão contemplados por elas, essa é a nossa ambição. A missão que nos foi dada é essa, de ter esse olhar e estamos bastante confiantes, cientes do desafio e com senso de responsabilidade bastante elevado”, enfatiza.

A característica de liderar valorizando as potencialidades e motivando as pessoas, foi uma das marcas registradas de Walter Pinheiro quando esteve à frente do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). O pesquisador e amante da saúde pública, conseguiu gerenciar crises e reduziu a superlotação hospitalar em 75% durante a maior crise sanitária provocada pela pandemia da COVID-19. O exitoso trabalho conduziu o líder ao cargo de superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde, função que exerceu até o fim de 2022.

*Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais